Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tainá Falcão
    Blog

    Tainá Falcão

    Jornalista, poetisa, mulher nordestina, radicada em Brasília com passagem por SP. Curiosa. Bicho de TV. Informa sobre os bastidores do poder

    Lula validou escolha do PT por Hugo Motta para sucessão na Câmara

    Presidente recebeu presidente e líder do partido antes de decisão ser anunciada

    O PT só confirmou apoio ao deputado Hugo Motta na disputa pela presidência da Câmara após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dar sinal verde para a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) e para o líder da bancada na Câmara, Odair Cunha (PT-MG). Os dois se reuniram com Lula poucas horas antes do anúncio.

    O Planalto queria mais tempo de negociação. O risco de chegar depois na disputa e acabar de fora acordos fechados com Motta, no entanto, convenceram Lula de antecipar a escolha.

    À portas fechadas, Hugo Motta disse aos petistas que dará mais previsibilidade sobre as votações e maior participação das bancadas. Atualmente, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), enfrenta críticas pela centralização da pauta.

    Segundo apurou a CNN, Motta prometeu ao partido de Lula evitar as chamadas ‘pautas bombas’, que podem desestabilizar o governo. Petistas teriam pedido foco em matérias econômicas, deixando de lado as chamadas pautas de costume.

    Sobre o PL da Anistia, Hugo Motta manteve a resposta que já deu publicamente com endosso a uma decisão de Lira para criação de uma Comissão Especial para discutir o assunto. A expectativa do governo é que, uma vez eleito, Hugo Motta atue para enterrar o projeto.

    TCU

    Motta também formalizou na reunião a promessa de apoiar um candidato do PT para a próxima vaga no Tribunal de Contas da União. A expectativa é de que o ministro Augusto Nardes antecipe a aposentadoria de 2027 para 2026, o que abriria espaço para uma nova indicação do Congresso. A presidente do PT Gleisi Hoffman e o líder Odair Cunha são nomes cotados.

    Além do PT, PP, PL, MDB, PcdoB, Podemos e União Brasil já decidiram pelo apoio ao líder do Republicanos. Com isso, Hugo Motta garante a maioria formal na disputa. Para ser eleito presidente da Câmara, um deputado precisa de no mínimo 257 votos.

     

    12 congressistas são eleitos para prefeituras; saiba o que acontece

    Tópicos