Lira descarta analisar PL das Fake News neste momento, dizem fontes
Proposta está longe de ser prioridade para Lira, que precisa decidir, com maior urgência, sobre a manutenção da prisão do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ)
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) não pretende pautar o Projeto de Lei das Fake News, dizem aliados do político alagoano.
A proposta está longe de ser prioridade para Lira, que precisa decidir, com maior urgência, sobre a manutenção da prisão do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ).
Lira nem sequer conversou novamente sobre o assunto com o relator da proposta, Orlando Silva (PCdoB-RJ). Tampouco o convidou para participar da reunião de líderes, nesta terça-feira.
Orlando Silva disse que procuraria Lira para inclusão da matéria na pauta desta semana. Mas líderes próximos do presidente da Câmara avaliam que Silva perdeu a capacidade de relatar o projeto.
Lira não pautou o projeto em plenário por falta de votos para aprovação. Para aliados, o presidente da Câmara repete que considera essa sua única derrota e jamais entraria, novamente, em ‘bola dividida’.
Na época, o presidente da Câmara chegou a telefonar, diretamente, ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para reclamar que o governo não havia entregue os votos prometidos pela urgência do projeto.
Além disso, a avaliação da cúpula da Câmara é que o ambiente está contaminado pela polarização do caso Musk x Moraes e que pautar o PL das Fake News agora, só pioraria o embate.
Musk ameaçou descumprir decisão de Moraes sobre bloqueio de contas no X (antigo Twitter). Já o ministro Alexandre de Moraes incluiu o empresário no inquérito das milícias digitais.