Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tainá Falcão
    Blog

    Tainá Falcão

    Jornalista, poetisa, mulher nordestina, radicada em Brasília com passagem por SP. Curiosa. Bicho de TV. Informa sobre os bastidores do poder

    AGU e OAB atuam para enterrar projeto que prejudica advogados públicos

    Jorge Messias procurou Arthur Lira e se reuniu com deputados da oposição que defendem pautar a proposta na próxima semana

    O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, procurou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e deputados da oposição para tentar barrar a votação de um projeto que acaba com o pagamento de honorários pela parte vencida a advogados públicos.

    A ameaça de pautar um requerimento de urgência, nesta semana, e levar a proposta a voto em plenário fez com que a cúpula da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também entrasse em atuação e acionasse Lira e líderes partidários.

    Após reunião com AGU, o deputado Filipe Barros (PL-PR) retirou o requerimento da pauta sob pretexto de concentrar atenção em outra votação.

    Contudo, a oposição promete continuar com o embate, mesmo sem a urgência, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, presidida pela deputada Caroline De Toni (PL-SC).

    Segundo relatos, na reunião com Messias, parlamentares reclamaram da atuação política do órgão e pediram o fim da Procuradoria de Defesa da Democracia (PDD), que foca seu trabalho no combate às fake news. A AGU não deve acabar com a PDD e respondeu que está comprometida com a liberdade de expressão e garantias constitucionais.