Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tainá Falcão
    Blog

    Tainá Falcão

    Jornalista, poetisa, mulher nordestina, radicada em Brasília com passagem por SP. Curiosa. Bicho de TV. Informa sobre os bastidores do poder

    Itamaraty veta participação de embaixadora em reunião com Maduro

    Presidente venezuelano convocou reunião após conselho eleitoral proclamar vitória; Brasil ainda não reconheceu resultado

    O Ministério das Relações Exteriores vetou, por ordem do ministro Mauro Vieira, a participação da embaixadora do Brasil na Venezuela, Glivânia Maria de Oliveira, em uma reunião convocada por Nicolás Maduro para que fosse proclamada a sua vitória nas eleições de domingo (28).

    Mais cedo, o Itamaraty afirmou que “saúda o caráter pacífico da jornada eleitoral de ontem na Venezuela e acompanha com atenção o processo de apuração”.

    A nota também diz que o governo brasileiro “reafirma o princípio fundamental da soberania popular, a ser observado por meio da verificação imparcial dos resultados”. E finaliza afirmando que aguarda, “a publicação pelo Conselho Nacional Eleitoral de dados desagregados por mesa de votação, passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito”.

    A decisão de Mauro Vieira de proibir a participação da embaixadora na reunião de Maduro se dá em meio à pressão internacional e interna da oposição venezuelana por um posicionamento brasileiro em relação ao anúncio do Conselho Nacional Eleitoral, que declarou Maduro vencedor da eleição.

    O novo mandato de Maduro no poder será entre 2025 e 2031.

    Oposição fala em fraude

    O grupo de oposição que se uniu contra a candidatura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que houve fraude no pleito em que ele foi reeleito para um terceiro mandato. Segundo opositores, Edmundo González venceu com cerca de 70% dos votos.

     

    Tópicos