Chanceler brasileiro recebe “gratidão” de rei da Jordânia por posição em Gaza
Ministro Mauro Vieira está em visita oficial ao Oriente Médio
O ministro de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se encontrou hoje com o Rei da Jordânia, Abdullah II, que expressou sua “gratidão” pelo posicionamento do Brasil no conflito em Gaza.
Segundo fontes presentes ao encontro, Abdullah II também reiterou a Mauro Vieira o interesse em estreitar a cooperação nas áreas de defesa e agricultura.
Vieira está em tour pelo Oriente Médio. Ontem esteve na Palestina, onde classificou como “ilegal e imoral” as ações de Israel na Faixa de Gaza. O chanceler não visitará Israel.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi declarado persona non grata pelos israelenses depois de comparar a reação de Israel aos ataques do Hamas e a guerra em Gaza ao Holocausto.
Pessoas que acompanham a viagem do chanceler dizem que os árabes enfatizam a “coragem” do Brasil por ter sido um dos primeiros países do Ocidente a denunciar a resposta desproporcional de Israel.
Eles também elogiam as tentativas de negociação no conselho de segurança da ONU e a cobrança constante pelo cessar-fogo e por ajuda humanitária.