Artista tem que ser bem pago e não deve ter medo de dinheiro, diz Pe Lu
Cantor e guitarrista da banda Restart é o convidado da semana do No Lucro, da CNN
O cantor e guitarrista Pe Lu, do Restart, defendeu que os artistas e criadores digitais devem ser bem remunerados e não podem ter medo de ganhar dinheiro. A fala foi feita durante entrevista ao No Lucro, da CNN.
Esse, aliás, segundo ele, foi o motivo que fez com que a turnê de despedida da banda, que ocorre no Brasil neste ano, tivesse grandes proporções. “A gente queria fazer isso com dinheiro, porque artistas tem que ser pagos, bem pagos de preferência”, explicou. A gente como músico, banda, apresentador, criador digital, não interessa, não tem que ter medo de dinheiro. Você faz uma criação artística, você tem que ser pago, tem que ser bem pago.”
Na conversa, o artista revelou que o projeto foi desenhado para amarrar a história do Restart, que havia sido descontinuada sem um encerramento do nível que a história do conjunto pedia.
A banda acabou em 2014 por conta do esgotamento dos membros e de uma rotina de pop star que fez com que os quatro integrantes (Pe Lanza, Tomaz, Koba e o próprio Pe Lu) fossem parcialmente privados da liberdade de ir e vir, que queriam na vida adulta.
“A gente não fez turnê de despedida, que todo mundo faz hoje em dia, então não pegamos essa grana nem amarramos essa história”, disse. “O fator que mais contou pra gente parar em 2014 foi uma questão artística. A gente estava bem cansado. Física e emocionalmente. Além dos shows, da rotina maluca que fisicamente era muito puxado, emocionalmente [também] era muito difícil. A gente viveu a nossa entrada na vida adulta não podendo sair de casa.”
À CNN, Pe Lu contou que a banda havia investido mais de R$ 1 milhão antes da abertura das vendas da turnê, o que dá a dimensão do custo do projeto. Os shows não foram pensados para dar um retorno financeiro imenso, mas sim para honrar o legado do Restart.
“Só no projeto de iluminação e cenografia foi quase R$ 500 mil. O custo por show da Restart, entre R$ 150 e 250 mil. Não é um projeto feito para a gente ficar milionário. Podíamos ter feito o básico, mas é uma turnê para ser grandiosa”, afirmou.
No Lucro
Com novos episódios a cada semana, o No Lucro tem a missão de abordar assuntos relevantes no universo das finanças com leveza e informação.
O No Lucro vai ao ar sempre às terças-feiras, às 12h, no canal da CNN Pop no YouTube, e às 23h30, na programação da CNN Brasil, disponível nas principais operadoras de TV por assinatura do país.