Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pedro Venceslau
    Blog

    Pedro Venceslau

    Pós-graduado em política e relações internacionais, foi colunista de política do jornal Brasil Econômico, repórter de política do Estadão e comentarista da Rádio Eldorado

    Análise: Redirecionamento de emendas para RS causa desgaste na base, dizem fontes da Câmara

    Presidente Lula pediu neste domingo (5) para que os parlamentares liberem emendas ao estado

    Deputados de partidos do centrão, oposição e da base do governo ouvidos pela CNN em caráter reservado receberam com ceticismo o pedido feito pelo presidente Lula neste domingo (5) para que os parlamentares liberem emendas para o Rio Grande do Sul para ajudar na recuperação do estado.

    O problema, dizem, é que os deputados teriam que cancelar recursos já acertados com prefeitos em suas bases para enviá-los ao estado, o que causaria desgaste político em ano eleitoral.

    Na quinta-feira (9) o Congresso vai avaliar o veto de Lula ao dispositivo que previa o repasse de R$ 5,6 bilhões em emendas de comissão, que são direcionadas à Câmara e ao Senado.

    Os operadores políticos do Palácio do Planalto defendem que os deputados redirecionem parte de suas emendas para o Rio Grande do Sul, o que atenuaria o efeito dos gastos com a tragédia no cofre da União.

    Essa modalidade não é impositiva, ou seja, não é obrigatória e, por isso, não existe uma reserva específica desses recursos no Orçamento.