Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pedro Venceslau
    Blog

    Pedro Venceslau

    Pós-graduado em política e relações internacionais, foi colunista de política do jornal Brasil Econômico, repórter de política do Estadão e comentarista da Rádio Eldorado

    Lula e Leite articulam hospital de campanha e comando unificado no RS

    Estado enfrenta uma chuva histórica que já deixou 13 mortos e 21 desaparecidos

    Na visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) às regiões atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, o petista e o governador Eduardo Leite (PSDB) articularam a criação de um hospital de campanha e a formação de um Comando Unificado do Exército com a Defesa Civil estadual para agilizar as ações no local.

    O Rio Grande do Sul enfrenta uma chuva histórica que já deixou 13 mortos e 21 desaparecidos.

    Em pronunciamento realizado na tarde desta quinta-feira (2) em Santa Maria (RS), Lula afirmou que “não permitirá” que falte recursos do governo federal para minimizar os danos provocados pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o início da semana.

    “O governo federal estará 100% à disposição do estado do Rio Grande do Sul, do povo do Rio Grande do Sul, para a gente atender com material humano, com trabalho, eficiência e com recurso, que eu sei que vai ser necessário, para que a gente possa reparar os prejuízos”, afirmou Lula.
    Mais cedo, Eduardo Leite publicou um vídeo em suas redes sociais dizendo que este momento “não é apenas de sobrevoos, mas de articulação de todos para salvar vidas”.

    Leite elogiou a presença de Lula e dos ministros em Santa Maria e reforçou que este “já é e será o pior desastre climático do nosso estado”.
    Municípios debaixo d’água e rompimento de barragem.

    O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou que a barragem 14 de Julho, na Serra Gaúcha, colapsou na tarde desta quinta-feira (2) em razão das fortes chuvas que atingem o estado desde o início da semana.

    A informação também foi divulgada pelo prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, por meio de um vídeo publicado em redes sociais.
    Segundo o prefeito, a população precisa sair o mais rápido possível de suas casas. A expectativa, segundo Diogo, é que o rio suba de 2 a 4 metros a partir do colapso da barragem.

    Uma ponte da BR-386, rodovia federal que liga o Rio Grande do Sul a Santa Catarina, ficou coberta hoje pela água e corre o risco de colapsar na região de Lajeado, no Vale do Taquari.

    O Rio Taquari, que passa por baixo da ponte, superou a marca de 30 metros de cheia pela primeira vez em sua história. Segundo a última medição da régua instalada pela Prefeitura de Lajeado, o nível da enchente atingiu a marca de 32,9 metros às 10h30 desta quinta (2).

    As Forças Armadas enviaram para Lajeado um avião KC-390, o maior da frota brasileira com capacidade de carga para acomodar até 26 toneladas.

    A aeronave pode transportar tropas, veículos militares e equipamentos com facilidade.

    Segundo fontes que integram a comitiva liderada por Lula, a maior preocupação no momento é a falta de teto para que 6 helicópteros enviados pela FAB que estão estacionados em Criciúma possam fazer resgates.