Pesquisa mostra polarização fora do segundo turno em Fortaleza
Levantamento do instituto Paraná Pesquisas mostra que prefeito José Sarto (PDT) reduziu distância do líder, Capitão Wagner (União); PL e PT aparecem em terceiro e quarto lugares
Uma das poucas capitais do Nordeste que serão visitadas nesta eleição, Fortaleza tem um cenário neste momento que mostra o PT e o PL ainda fora da disputa pelo primeiro lugar.
Os números do instituto Paraná Pesquisas, divulgados na terça-feira (20), mostram o candidato do União Brasil, Capitão Wagner (União), na liderança, com 31,3% das intenções de voto.
Ele é seguido pelo atual prefeito, José Sarto (PDT), com 20,1%, André Fernandes (PL), com 16,4%, Evandro Leitão (PT), com 10,0%, e Eduardo Girão (Novo), com 4,8%. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Aliado de Ciro Gomes (PDT) e do ex-senador Tasso Jereissati (PSDB), o prefeito José Sarto se aproximou de Wagner. No levantamento anterior, o candidato do União Brasil tinha 33%, e o atual chefe do Executivo, 18,3%.
O presidente Lula, segundo aliados e auxiliares, deve ir a Fortaleza em setembro em um giro rápido pelo Nordeste.
O candidato de Jair Bolsonaro (PL) na capital do Ceará é André Fernandes (PL).
Veja os números – Paraná Pesquisas em Fortaleza – 1º turno
A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 19 de agosto e ouviu e 800 eleitores. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo n.º CE-08667/2024.
- Capitão Wagner (União): 31,3%
- José Sarto (PDT): 20,1%
- André Fernandes (PL): 16,4%
- Evandro Leitão (PT): 10,0%
- Eduardo Girão (Novo): 4,8%
- Zé Batista (PSTU): 0,6%
- Técio Nunes (PSOL): 0,5%
- Chico Malta (PCB): 0,3%
- George Lima (Solidariedade): 0,1%
- Em branco/Nulo: 10,1%
- Não sei/Não respondeu: 5,9%