Vice de Ramagem será uma mulher, diz presidente do PL no Rio
MDB e Republicanos concorrem à indicação para a chapa; deputado do MDB desiste da disputa para apoiar Paes
- 1 de 10
Veja quem são os candidatos e candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro • Tânia Rêgo/Agência Brasil; Marcos Oliveira/Agência Senado; Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
- 2 de 10
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), é candidato à reeleição • Tânia Rêgo/Agência Brasil
- 3 de 10
Alexandre Ramagem (PL) é candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro • Marcos Oliveira/Agência Senado
-
- 4 de 10
Carol Sponza (Novo) é candidata à Prefeitura do Rio de Janeiro • Reprodução/Facebook (carolsponza30)
- 5 de 10
Cyro Garcia (PSTU) é candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro • Reprodução/Facebook (CyroGarcia)
- 6 de 10
Henrique Simonard (PCO) é candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro • Reprodução/YouTube (pco29)
-
- 7 de 10
Juliete Pantoja (UP) é candidata à Prefeitura do Rio de Janeiro • Divulgação
- 8 de 10
Marcelo Queiroz (PP) é candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro • Mario Agra/Câmara dos Deputados
- 9 de 10
Rodrigo Amorim (União) é candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro • Divulgação/Alerj
-
- 10 de 10
Tarcísio Motta (PSOL) é candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro • Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
O PL bateu o martelo e o delegado Alexandre Ramagem terá uma mulher em sua chapa. Deputado federal, Ramagem é a aposta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para derrotar o atual prefeito Eduardo Paes (PSD).
“Está decidido que é uma mulher. Todos serão ouvidos, mas a escolha será do próprio Ramagem. O Bolsonaro confia muito nele, Ramagem vem da costela dele. O PL está muito confiante que é possível vencer esta eleição”, disse à CNN o presidente municipal do partido no Rio de Janeiro, Bruno Bonetti.
A decisão vem depois de uma pesquisa da Quaest apontar o atual prefeito com 51%, contra apenas 11% do deputado federal apoiado por Bolsonaro.
Bolsonaristas cariocas ouvidos pela CNN, no entanto, chamam atenção que quando os entrevistados da pesquisa recebem a informação de que Ramagem é apoiado por Bolsonaro, o índice quase triplica, indo a 29%.
Duas mulheres e dois partidos disputam a indicação. Pelo Republicanos, o nome mais forte é o da deputada estadual Tia Ju, que já acumula três mandatos na Alerj. A parlamentar é advogada e tem especialização e atuação em Direito da Infância.
Já o MDB tinha como pré-candidato o deputado federal Otoni de Paula, que também é bolsonarista. Otoni, no entanto, decidiu abrir mão da disputa e migrar para o polo oposto, apoiando Eduardo Paes.
“O que nós precisamos agora é escolher qual é o melhor síndico pra cidade. E o melhor síndico pra cidade é quem sabe tocar a cidade, é quem sabe tocar as obras da cidade, é quem trabalha a cidade, é quem conhece a máquina pública. É por isso que neste momento eu entendo que o melhor para a cidade, em que pese todas as críticas que eu sempre fiz, chama-se Eduardo Paes”, afirmou em um vídeo divulgado em sua conta no Instagram.
A desistência de Otoni não inviabiliza a possibilidade de o MDB indicar um nome. PL e MDB estão em tratativas para tentar encontrar uma mulher que se enquadre nas expectativas da chapa, segundo fontes ouvidas pela CNN. A ideia é dar algumas opções variadas para Ramagem se sentir confortável na escolha.