Magda Chambriard deve se tornar presidente da Petrobras na sexta, dizem fontes
Levantamentos preliminares apontaram que ela cumpre os requisitos de integridade, capacidade e gestão
A ex-diretora geral da Agência Nacional do Petróleo, Magda Chambriard, deve assumir a presidência da Petrobras nesta sexta-feira (24). Isso é o que apontam fontes da estatal, ouvidas pela CNN. Eles indicam que não deve haver resistências ao nome da executiva escolhida pelo governo federal para substituir Jean Paul Prates, agora demitido.
Segundo integrantes do alto escalão da empresa, Magda já teve um primeiro sinal verde nas análises de currículo e integridade, no processo chamado internamente de “background checking”, ou “checagem de antecedentes”.
Dentro da Petrobras o nome de Magda é visto como mais fácil de ser validado do que o de outros presidentes da estatal. Isso porque ela cumpre a lista de exigências para assumir um cargo na alta cúpula da empresa.
A Política de Indicação de Membros da Alta Administração e do Conselho Fiscal foi reformada em outubro de 2023. Ela prevê que os indicados para cargos como conselheiro(a) e presidente precisam ter inglês fluente, pós-graduação, experiência em liderança por 36 meses e conhecimento técnico na área de atuação.
A reunião do Conselho de Administração que já estava marcada para sexta deve ter primeiro a análise do relatório do Comitê de Elegibilidade da Petrobras, o Celeg, sobre Magda. Depois, as votações de sua indicação para conselheira e para presidente. O encontro começa de manhã e pode durar o dia todo. Magda deve entrar na reunião assim que tiver sua eleição como conselheira.