Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Maurício Noriega
    Blog

    Maurício Noriega

    Mauricio Noriega é um dos jornalistas esportivos mais reconhecidos do país. Ganhou o prêmio ACEESP de melhor comentarista esportivo de TV seis vezes.

    O Maior Raio-x do Torcedor – Recado dos torcedores: o futebol está chato

    Dirigentes entenderão a mensagem de que é preciso melhorar o espetáculo?

    Entre os muitos dados trazidos pelo Maior Raio-X do Torcedor, a pesquisa da Quaest em parceria com a CNN Brasil e a Itatiaia, um deve ser analisado com atenção pelos dirigentes do futebol brasileiro: aumentou em 10 pontos o percentual dos que dizem não gostar de futebol ou achar os jogos chatos.

    De acordo com a pesquisa, subiu de 26 para 37%, em relação à pesquisa de 2023, o percentual de torcedores que não gostam ou consideram os jogos chatos. Este já é o principal motivo para que se deixe de ver futebol, superando a falta de tempo.

    Será que este dado alerta os dirigentes? Por que o torcedor acha o futebol chato? Quais seriam os motivos? O eterno cai-cai dos jogadores? O nível técnico? A falta de grandes craques? A velocidade e a intensidade das partidas? Os dados estão relacionados fundamentalmente ao jogo praticado no Brasil.

    A concorrência das principais ligas europeias oferece uma oportunidade cotidiana de comparação. O resultado é desfavorável para o Brasil. Há ocasiões em que um jogo épico pela Champions League à tarde ofusca uma partida modorrenta de estadual à noite.

    O calendário apertado, a falta de tempo para treinamento e recuperação e o abismo econômico ajudam a explicar essa percepção. É impossível concorrer com o poderio financeiro dos times europeus, mas a melhora do comportamento dos jogadores e do nível técnico das partidas pode ser alcançada.

    Outro aspecto interessante do comportamento dos torcedores é a fidelização. São 33% os que assistem apenas aos jogos de seu time do coração, enquanto 23% procuram ver o maior número possível de partidas.

    Este comportamento denota um afastamento do produto como um todo para concentrar as atenções apenas na paixão clubística. Outro alerta para quem comanda o futebol como produto: falta pensar no espetáculo como um todo.

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas