Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Maurício Noriega
    Blog

    Maurício Noriega

    Mauricio Noriega é um dos jornalistas esportivos mais reconhecidos do país. Ganhou o prêmio ACEESP de melhor comentarista esportivo de TV seis vezes.

    Reinaldo reúne craques do passado para lembrar vítimas de Brumadinho

    Jogo beneficente marcará cinco anos de tragédia da cidade engolida pela lama em Minas Gerais

    Reinaldo, o Rei do Mineirão, maior ídolo da história do Atlético-MG, reunirá uma seleção de craques do passado do futebol brasileiro para um jogo beneficente que marcará os cinco anos da Tragédia de Brumadinho.

    O Futebol por Brumadinho será realizado em 23 de março, a partir das 8h30, no campo do Canto do Rio, em Brumadinho, Minas Gerais. Reinaldo jogará no time de familiares das vítimas da tragédia, que terá como adversário uma equipe de veteranos do futebol. Já confirmaram presença, entre outros, o treinador Jorge Valença, Sérgio Araújo, Donato, Wellington Amorim, Augusto Recife, Célio Lúcio e Somália.

    “Esse jogo é importante para que o Brasil saiba que a tragédia não pode ser esquecida”, afirmou Reinaldo.

    O evento é organizado pela Avabrum (Associação dos Familiares das Vítimas e dos Atingidos da Tragédia do Rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão Brumadinho). Haverá transmissão da partida pelo canal da Avabrum e do Legado de Brumadinho no YouTube.

    Em 25 de janeiro de 2019, a barragem da Mina Córrego Feijão Brumadinho, pertencente à Vale, rompeu, despejando 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração que estavam represados. Estima-se que 24 mil pessoas tenham sido afetadas pela tragédia. Foram confirmadas 272 mortes, mas ainda há desaparecidos. Toda a bacia do rio Paraopeba, afluente do São Francisco, foi afetada pela lama tóxica.

    Além do desempenho marcante nos gramados, Reinaldo (José Reinaldo de Lima), que é o maior artilheiro da história do Atlético-MG (255 gols) e do Mineirão (157 gols), sempre foi engajado política e socialmente. Comemorava seus gols erguendo o braço direito com o punho cerrado, referência ao movimento dos Panteras Negras dos Estados Unidos.

    A carreira do centroavante foi abreviada por lesões e cirurgias malsucedidas no joelho esquerdo.

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas