Seleção pistola vê melhor jogo de Vini
Brasil evolui, embora coletivamente ainda esteja devendo e dependente de seus valores individuais
Uma Seleção Brasileira pistola, irritada e briguenta se recuperou na Copa América e conquistou a primeira vitória na competição: 4 a 1 sobre o Paraguai. O destaque do time foi Vini Júnior. O atacante do Real Madrid fez seu melhor jogo com a camisa do Brasil. Porém, se envolveu em diversas polêmicas com jogadores paraguaios e foi fominha em diversas oportunidades e levou um cartão amarelo que poderia ter evitado.
Apesar da vitória, faltou ao time brasileiro mais controle emocional e de ritmo do jogo. Houve alguma desorganização defensiva no primeiro tempo, permitindo espaço ao ataque paraguaio e obrigando o goleiro Allison a fazer defesas importantes. Alguns jogadores caíram na provocação dos paraguaios e houve diversas discussões e empurrões.
Além do brilho individual de Vini Júnior, o Brasil teve poucos momentos de bom jogo coletivo, com destaque para a jogada do primeiro gol, numa bela trama entre Vini, Rodrygo e Paquetá. O meia do West Ham, investigado por possível fraude em apostas esportivas, cobrou dois pênaltis e converteu um. A defesa paraguaia cometeu falhas bizarras que facilitaram a vida do Brasil em dois dos quatro gols.
O ponto forte da Seleção foi a velocidade de seus atacantes. Quem também melhorou em relação à estreia foi Bruno Guimarães, jogando mais avançado em campo e participando mais de jogadas ofensivas.
O principal problema foi a falta de condução do ritmo da partida em boa parte do tempo. Somente após abrir 4 a 1 o time brasileiro passou a tocar a bola de forma mais cadenciada, fazendo os marcadores paraguaios correrem atrás da bola.
Para decidir seu futuro na Copa América, jogando contra a Colômbia, na terça-feira, 2 de julho, o Brasil precisará mostrar ainda mais evolução. A Colômbia já está classificada. Para ficar em primeiro lugar no grupo D, o Brasil precisa vencer o jogo. Em caso de empate ou derrota, dependerá do resultado da Costa Rica contra o Paraguai.
O time colombiano alcançou a marca de 25 jogos sem perder ao bater a Costa Rica por 3 a 0. A última derrota colombiana foi para a Argentina, em fevereiro de 2022, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.