Brasileirão 2024: quais são os times favoritos ao título?
Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG, Grêmio e Inter largam como principais forças.
O Brasileirão 2024 começa neste sábado, estabelecido como o principal campeonato nacional das Américas e, seguramente, uma das ligas mais competitivas do mundo.
É possível citar, sem exagero, ao menos dez equipes que reúnem reais condições de disputar os primeiros lugares da tabela. Sem contar com eventuais surpresas e as inevitáveis zebras. Não há em outro campeonato nacional do mundo tantas vitórias de times da parte de baixo da tabela sobre os de cima.
Nesta série de textos no blog, apresento minhas análises sobre o torneio mais importante do futebol nacional, divididos por grupos. Começo pelos favoritos, mas é sempre bom lembrar que é apenas a minha opinião.
Até completarem sete jogos, os atletas podem mudar de time na Séria A. A janela de transferência internacional do meio do ano costuma alterar significativamente algumas equipes.
Antes de a bola rolar, tudo sugere que Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG, Grêmio e Internacional são as equipes que, teoricamente, começam como favoritos. Vamos a eles.
Flamengo
O elenco mais poderoso. Pedro, Cebolinha, Arrascaeta, De La Cruz, Gabigol, Bruno Henrique, Luiz Araújo, Pulgar, Gerson, Ayrton Lucas, Viña, Léo Pereira, Léo Ortiz, Fabrício Bruno, Rossi e por aí vai. A lista impressiona e o Flamengo tem dinheiro para mais. Tite deu juízo a um time que era irresponsável. A equipe sofreu apenas um gol na conquista do estadual.
Palmeiras
Não tem um elenco talentoso como o do Flamengo, mas compensa com o trabalho coletivo de quatro anos de Abel Ferreira e uma base vencedora. Passa por um momento de transição tática. Vem da conquista do tricampeonato paulista, confirmando a fama de time da virada. A largada será importante porque Endrick, o destaque do time, vai embora no meio do ano.
Atlético-MG
Apenas o Flamengo tem mais opções no elenco do que o Galo. A conquista do pentacampeonato mineiro veio com o uso em escala industrial desse elenco. Scarpa, Igor Gomes e Vargas entraram para mudar o jogo e transformar desvantagem de um gol em virada por 3 a 1. O treinador argentino Gabriel Milito ganhou fôlego para, efetivamente, começar o trabalho.
Grêmio
É impressionante a sinergia entre Grêmio e Renato Portaluppi. Maior jogador do clube, Renato técnico faz coisas no Grêmio que só ele parece ser capaz. Recupera jogadores desacreditados (nem todos, mas o aproveitamento é ótimo), como fez com Diego Costa. Também lança jovens talentosos como Nathan Fernandes. A mescla é a força do heptacampeão gaúcho.
Internacional
No papel, tem elenco padrão Atlético-MG. Falta apenas o time sair do papel. O treinador argentino Coudet conta com fartas opções de talento: Enner Valência, Borré, Lucas Alario, Fernando, Aranguiz, Thiago Maia, Maurício. O desempenho coletivo ainda é insuficiente, e o impacto psicológico da eliminação na semifinal do Gaúcho e dos tropeços na Copa Sul-Americana ainda não foram superados.