Brasileirão 2024: quem luta para não cair?
Juventude, Criciúma, Atlético-GO, Cuiabá e Vitória entram para evitar a gangorra do sobe e desce
Para alguns clubes o grande desafio é permanecer pelo menos alguns anos na Série A do Campeonato Brasileiro. Para este grupo, a gangorra do sobe e desce é um pesadelo. Fica difícil fazer um planejamento em longo prazo subindo num ano e caindo no outro.
Esse é o objetivo principal para os quatro times que conseguiram o acesso em 2023: Juventude, Criciúma, Atlético-GO e Vitória. Também parece ser o objetivo do Cuiabá, embora a equipe tenha subido em 2021 e permanecido desde então.
Reforço que esta é uma análise antes de a bola rolar e que, felizmente, o futebol sempre apronta saborosas surpresas. Abaixo, a lista dos que devem lutar pela permanência:
Juventude
O time comandado por Roger Machado alcançou a final do Campeonato Gaúcho, eliminando o favorito Inter, mas perdendo o título para o Grêmio. A questão do elenco é crucial. A média de idade é alta: 27,2 anos. Veteranos como Gilberto (34), Jean Lucas (32) e o interminável Nenê (42) comandam um grupo que precisa fazer do estádio Alfredo Jaconi sua fortaleza.
Criciúma
O campeão catarinense retorna à Série A após dez anos. O estádio Heriberto Hulse costuma se transformar num caldeirão quando a equipe empolga. O time do técnico Cláudio Tencatti é baseado numa defesa forte e em jogo físico. No elenco estão jogadores experientes como Renato Kayzer e Marquinhos Gabriel. Mas será preciso se reforçar para não sofrer.
Atlético-GO
O tricampeão goiano retorna à Série A, após o rebaixamento em 2022. O veterano Vágner Love (39) se destaca no elenco que tem os colombianos Yoni González e Mateo Zuelta; os uruguaios Alejo Cruz e Emiliano Rodriguez; e o chileno Araos. Jair Ventura tem um time competitivo. A dúvida é saber o real potencial, pois o Goiano é um campeonato fraco.
Cuiabá
O Dourado subiu em 2021 e gostou da Série A. O campeão mato-grossense tem uma série invicta de 20 jogos. Ano passado, terminou na 12ª posição, o que rendeu uma vaga na Copa Sul-Americana. Com média de idade inferior a 24 anos, tem os experientes Deyverson, Clayson, Sobral, Marlon e Bruno Alves. Em 2023 foi melhor fora de casa. Para não sofrer, tem que se impor jogando na Arena Pantanal.
Vitória
O campeão da Série B de 2023 e baiano de 2024 retorna à Série A após cinco anos. O triunfo sobre o Bahia no estadual turbina as esperanças da torcida. A média de idade do elenco é de 28,2 anos, mas o time que vai a campo tem esbanjado vigor sem os veteranos. Alerrandro, ex-Red Bull Bragantino e Atlético-MG, se destacou no estadual. Um elenco mais encorpado é obrigatório. Sem reforços, fica difícil.