Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Luísa Martins
    Blog

    Luísa Martins

    Em Brasília, atua há sete anos na cobertura do Poder Judiciário. Natural de Pelotas (RS), venceu o Prêmio Esso em 2015 e o Prêmio Comunique-se em 2021. Passou pelos jornais Zero Hora, Estadão e Valor Econômico

    Ações trabalhistas lideraram demandas da Justiça em 2023, aponta levantamento

    Dos 60 milhões de processos ajuizados nos tribunais brasileiros no ano passado, 17 milhões são de Direito do Trabalho

    Ações trabalhistas lideraram as demandas da Justiça em 2023, conforme levantamento que será lançado hoje no Supremo Tribunal Federal (STF) e ao qual a CNN teve acesso.

    Das 60 milhões de demandas recebidas pelos tribunais brasileiros no ano passado, mais de 17 milhões foram sobre Direito do Trabalho – 29% do total.

    Os dados são do Anuário da Justiça Brasil 2024, com base em informações do Conselho Nacional de Justiça, e serão divulgados nesta quarta-feira (22).

    Elaborado pela editora Consultor Jurídico, o documento aponta que o segundo lugar do ranking é Direito Civil, que engloba contratos, cobranças, Direito de Família e ações de indenização e dano moral. São mais de 11 milhões de ações (18% do total).

    Na terceira colocação, estão processos envolvendo Direito do Consumidor – foram 7,2 milhões de demandas em 2023 (12%) – um crescimento de 72% em relação a 2020, quando foram ajuizadas 4,2 milhões de ações.

    A pesquisa destaca que a maior parte dos casos que chegam à Justiça brasileira é formada por “temas muito próximos do dia a dia do cidadão e de competência da Justiça estadual”.

    Ações envolvendo litígio tributário vêm em seguida, representando 7%. Depois, Direito Penal, com o mesmo índice.

    Nesse ponto, um dado chamou a atenção dos pesquisadores – processos envolvendo violência contra a mulher somaram 900 mil em 2023, um aumento de 46% nos últimos quatro anos. A alta supera “até mesmo os crimes relacionados ao tráfico de drogas, que sempre lideraram”.