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    Luísa Martins
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    Luísa Martins

    Em Brasília, atua há sete anos na cobertura do Poder Judiciário. Natural de Pelotas (RS), venceu o Prêmio Esso em 2015 e o Prêmio Comunique-se em 2021. Passou pelos jornais Zero Hora, Estadão e Valor Econômico

    “Tios do Zap” devem ser público-alvo de nova campanha do TSE contra fake news

    Ministra Cármen Lúcia deve apoiar iniciativa do Instituto Palavra Aberta para combater desinformação entre eleitores idosos

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estuda lançar uma campanha de combate às fake news focada em eleitores com idade superior a 60 anos. A avaliação é de que há uma vulnerabilidade dessa faixa etária em relação à desinformação.

    A presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, deve apoiar uma iniciativa que vem sendo encampada pelo Instituto Palavra Aberta em parceria com as plataformas digitais. Haverá uma reunião sobre o assunto nesta quinta-feira.

    O Instituto está finalizando um projeto que reúne influenciadores digitais da terceira idade. Como a campanha foi bem-sucedida nas eleições gerais de 2022, com mais de 700 mil visualizações, o modelo deve ser replicado no pleito municipal deste ano.

    O objetivo é dar aos idosos o chamado “letramento digital” e alertá-los para a necessidade de cautela no compartilhamento virtual de textos, imagens e links que possam ter conteúdo falso ou conspiratório.

    A campanha busca afastar a atuação dos chamados “tios do Zap”, uma referência alegórica aos parentes mais velhos que, por meio do WhatsApp, disseminam boatos sem conexão com a realidade.

    Inicialmente, a ideia é que o Instituto Palavra Aberta – que já é parceiro do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (Ciedde) – produza o conteúdo e o TSE divulgue em seus canais oficiais.

    Em 2022, o número de eleitores com mais de 70 anos, cujo voto não é obrigatório, foi de 14 milhões de pessoas – um aumento de 24% em relação ao pleito de 2018. O TSE ainda está traçando o perfil do eleitorado em 2024.