Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Luísa Martins
    Blog

    Luísa Martins

    Em Brasília, atua há sete anos na cobertura do Poder Judiciário. Natural de Pelotas (RS), venceu o Prêmio Esso em 2015 e o Prêmio Comunique-se em 2021. Passou pelos jornais Zero Hora, Estadão e Valor Econômico

    Apoio de Leite a Sebastião Melo em Porto Alegre é tratado no PT como “traição”

    Apesar da rixa histórica com PSDB, partido apoiou governador contra Onyx em 2022

    A declaração de apoio do governador Eduardo Leite (PSDB) à reeleição do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), pegou mal entre os petistas gaúchos, que falam em “traição” por parte do tucano.

    Isso porque, apesar da rixa histórica com o PSDB, o PT apoiou o governador na disputa contra Onyx Lorenzoni (PL), expoente do bolsonarismo, em 2022 – e, agora, não houve reciprocidade em relação à candidata Maria do Rosário (PT).

    Na semana passada, à imprensa, Leite disse que o MDB é da base aliada do governo do Estado – o próprio vice-governador, Gabriel Souza, é emedebista. “A aproximação programática é naturalmente com o prefeito Melo”, declarou.

    A interlocutores, porém, o governador tem elogiado a postura de Maria do Rosário. Ele chegou a dizer publicamente que tem “muito respeito pelo trabalho dela” e que vai “trabalhar em conjunto” com a petista caso ela seja eleita.

    Para Leite, em 2022, o cenário era diferente, com uma polarização nacional que envolvia inclusive questões democráticas – à época, o então presidente Jair Bolsonaro, com apoio de Onyx, fez campanha com constantes ataques ao sistema eleitoral.

    Essas manifestações, no entanto, não afastaram do PT a leitura de que há ingratidão por parte do atual governador. O sentimento é reforçado pelo fato de que Melo, nas eleições de 2022, apoiou não Leite, mas Onyx.

    Ainda não está definido de que forma Leite vai se engajar na campanha de Melo no segundo turno. A equipe do governador não decidiu se ele vai subir no palanque do atual prefeito ou se terá uma participação mais discreta.

    Eleições 2024: profissionais da saúde lideram entre eleitos

    Tópicos