Mesmo sem cargo de liderança, Alcolumbre é convidado para “happy hour” de Lula
Presidente da CCJ é cotado para voltar a presidir o Senado com apoio de Pacheco e do Planalto
O Palácio do Planalto convidou o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para participar do “happy hour” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcado para esta terça-feira (5) com líderes do Senado.
A presença do parlamentar na reunião, segundo interlocutores, é uma sinalização de Lula ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Pacheco é muito ligado ao atual presidente da CCJ e já trabalha para que Alcolumbre seja seu sucessor. O senador já comandou a casa entre 2019 e início de 2021.
O convite a Alcolumbre também tem como pano de fundo a tentativa do Planalto de desfazer o clima que ficou depois da declaração de Lula sobre os ataques de Israel à Faixa de Gaza.
Pacheco fez críticas públicas à declaração de Lula, principalmente, segundo fontes, a pedido de Alcolumbre, que é judeu. A fala do presidente do Senado gerou mal-estar no Palácio do Planalto que pretende desfazer o clima no encontro desta terça.
Reaproximação
A intenção de Lula com o “happy hour” é se aproximar dos líderes partidários do Senado, como fez com deputados no mês passado.
A promessa é que o encontro seja informal e que Lula evite conversas mais aprofundadas. No entanto, líderes ouvidos pela CNN afirmam que levaram para a roda de conversas assuntos como emendas e até mesmo as eleições para a presidência das Casas do Congresso Nacional deverão surgir.