Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Jussara Soares
    Blog

    Jussara Soares

    Em Brasília desde 2018, está sempre de olho nos bastidores do poder. Em seus 20 anos de estrada, passou por O Globo, Estadão, Época, Veja SP e UOL

    Oposição no Congresso discute estratégia contra bloqueio do X

    No Senado, parlamentares devem entrar em obstrução em comissões e no plenário a partir de terça-feira (3)

    A oposição no Congresso Nacional discute uma estratégia de reação ao bloqueio ao X (antigo Twitter), determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na última sexta-feira (30). Uma reunião entre senadores e deputados de direita está marcada para quarta-feira (4).

    Nesta segunda-feira (2), em um grupo do WhatsApp, senadores de oposição levantaram a possibilidade de entrar em obstrução a partir de amanhã, tanto nas comissões quanto no plenário da Casa. A oposição no Senado também tem um encontro marcado para quarta-feira.

    A decisão de Moraes foi tomada depois de o ministro ter intimado o empresário Elon Musk, dono do X, a nomear um novo representante legal da empresa no Brasil, sob pena de suspensão da rede social. Nesta segunda-feira, a Primeira Turma do STF, por cinco votos a zero, manteve o bloqueio da plataforma.

    À CNN, o senador Carlos Portinho (PL-RJ), líder do PL no Senado, disse que a estratégia deve ser mesmo a obstrução, que é mecanismo para adiar discussões e votações.

    “O caminho é a obstrução a partir de amanhã, com discurso e pressão, porque o que a gente está passando não tem mais a ver com o Fla-Flu, com o Lula contra Bolsonaro, com esquerda e direita, com imprensa, mídia social. Tem a ver com um devido processo legal”, disse Portinho.

    “Calaram todos os 22 milhões de usuários da rede social X. Amanhã quem será? Será o Instagram? Será o TikTok? Será um veículo de mídia tradicional porque a porta está aberta? Então isso é muito preocupante. A partir de 220 da Constituição foi frontalmente violada pela decisão do ministro Alexandre de Moraes. É isso que está em jogo e a gente vai seguir nessa pauta”, completou o senador.

    Como mostrou a CNN, mesmo após o bloqueio do X, parlamentares da oposição seguem fazendo publicações na plataforma de Elon Musk.

    O senador Sergio Moro (União-PR) voltou a publicar no X na noite de domingo (1º). O parlamentar alegou ter pedido a um amigo que está nos Estados Unidos para postar.
    Na publicação do X, reproduzida no perfil do senador do Instagram, Moro afirma que seguirá usando a plataforma com ajuda dos amigos no exterior “até que a decisão judicial seja revista por sua ilegalidade e desproporcionalidade.”

    O que o eleitor pode e não pode levar para a urna no dia da votação?

    Tópicos