Embaixada da França procura governo para tratar sobre caso Carrefour
Diplomacia tenta reunião com Ministério da Agricultura para contornar insatisfação brasileira com anúncio de boicote realizado por rede varejista francesa
A Embaixada da França no Brasil procurou o governo brasileiro, nesta segunda-feira (25), para se disponibilizar a mediar o conflito causado pelo anúncio de boicote às carnes brasileiras feito pelo Carrefour.
Segundo fontes do Ministério da Agricultura, representantes da diplomacia francesa entraram em contato diretamente com integrantes da pasta e sugeriram uma reunião para tratar do assunto.
O embaixador da França, segundo fontes, será recebido no fim desta tarde pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luís Rua.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ainda avalia uma data para o encontro. E, de acordo com fontes, avalia de comunicar à representação diplomática a exigência de um pedido de retratação por parte do CEO Global do Carrefour, Alexandre Bompard.
Na última quarta-feira (20), Bompard anunciou boicote às carnes dos países que compõem o Mercosul, em um movimento de apoio aos agricultores franceses que são contra um acordo comercial do bloco com a União Europeia.