Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Iuri Pitta
    Blog

    Iuri Pitta

    Jornalista, mestre em administração pública e governo e professor universitário. Atuou como repórter, editor e analista em coberturas eleitorais desde 2000

    Lula terá agendas com Tabata e Boulos em intervalo de dois dias

    Presidente vai sancionar PL que teve deputada como autora e anunciará investimentos em SP com deputado

    Em um intervalo de 48 horas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá agendas públicas com dois pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo, em Brasília e na capital paulista.

    Na quinta-feira (27), a sanção do Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas contará com participação da deputada federal e pré-candidata do PSB Tabata Amaral, uma das autoras e principais articuladoras da proposta, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, no Palácio do Itamaraty.

    No sábado, Lula terá dois eventos, nas zonas leste e sul de São Paulo, para anunciar investimentos em educação e mobilidade ao lado do deputado federal e pré-candidato do PSOL, Guilherme Boulos. As agendas vão ocorrer em Itaquera, pela manhã, e Jardim Ângela, à tarde, dois bairros em que o petista costuma vencer eleições.

    Volta a Itaquera

    As agendas ao lado do presidente rendem frutos diferentes para cada um dos pré-candidatos. Lula apoia Boulos e voltará a Itaquera com o pré-candidato do PSOL depois do evento de 1º de maio, no qual ambos foram multados pela Justiça Eleitoral por propaganda antecipada – o petista pediu votos diretamente ao aliado, o que é vedado pela lei antes do início da campanha oficial.

    Os dois eventos em São Paulo também são os primeiros a reunir novamente Lula, Boulos e a ex-prefeita Marta Suplicy em agenda pública desde a refiliação da pré-candidata a vice ao PT, ocorrida em fevereiro.

    Equilíbrio entre Lula e Tarcísio

    Tabata, por sua vez, tem apoio do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que estará na solenidade de amanhã e conta com um bom desempenho eleitoral da pré-candidata para consolidar sua base política na capital paulista – muitos dos integrantes e colaboradores da deputada na pré-campanha são oriundos do PSDB, no qual Alckmin até migrar para o PSB e se tornar parceiro de chapa de Lula em 2022.

    Para a deputada, a presença em agendas institucionais com Lula é uma chance de demonstrar trânsito entre as diversas vertentes políticas e não ficar restrita a um dos campos da polarização entre o petista e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

    Tabata também tem boa relação com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que apoia a reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB), e costuma buscar equilíbrio as aparições públicas e postagens nas redes sociais com os chefes dos Executivos federal e estadual.

    Pelos dados do agregador de pesquisas Índice CNN, Boulos e Nunes têm se revezado na liderança da corrida eleitoral desde março, sem que a diferença entre ambos supere os 3 pontos percentuais.

    Tabata tem como meta começar a campanha eleitoral com cerca de 12% das intenções de voto, o que representaria crescimento de 1 a 3 pontos percentuais do atual patamar – as pré-candidaturas de Pablo Marçal (PRTB) e José Luís Datena (PSDB) embolaram a disputa no pelotão intermediário da corrida.

    Tópicos