Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Iuri Pitta
    Blog

    Iuri Pitta

    Jornalista, mestre em administração pública e governo e professor universitário. Atuou como repórter, editor e analista em coberturas eleitorais desde 2000

    Bolsonaro sai mais forte para metade dos brasileiros que souberam do ato na Paulista, diz pesquisa

    Quaest estima que 47% não sabem que o ex-presidente convocou um ato político para 17 dias após uma operação da Polícia Federal ser deflagrada

    Um em cada dois eleitores brasileiros que tiveram conhecimento do ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o dia 25 de fevereiro, na Avenida Paulista, consideram que o político saiu fortalecido do evento, conforme dados da pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (28).

    Para 26%, Bolsonaro sai mais fraco, e 14% consideram nem uma coisa, nem outra.

    Esses percentuais foram colhidos entre os 53% dos entrevistados que disseram ter conhecimento da manifestação realizada por apoiadores de Bolsonaro.

    Entre todos os brasileiros, a Quaest estima que 47% não sabem que o ex-presidente convocou um ato político para 17 dias após uma operação da Polícia Federal ser deflagrada, em um inquérito que investiga uma suposta trama golpista no governo Bolsonaro.

    Mesmo entre eleitores do ex-presidente, segundo a pesquisa, havia um terço que não teve conhecimento do evento.

    No eleitorado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, há um empate técnico: 47% sabiam, e 52%, não.

    A manifestação foi avaliada como grande por 89% dos eleitores de Bolsonaro e 46% dos eleitores de Lula que tinham conhecimento do ato.

    A maioria, 56%, considera a manifestação legal, ou seja, dentro dos limites da lei, ante 27% que a consideram ilegal.

    A percepção de que o ato fortaleceu Bolsonaro predomina em todos os recortes socioeconômicos da pesquisa, como renda, idade e religião.

    Apenas entre os eleitores de Lula há uma maior avaliação de que o ex-presidente saiu mais fraco (50%) do que forte (20%).

    Por sua vez, praticamente a metade dos brasileiros que teve conhecimento da manifestação (48%) acreditam que o ato na Paulista não vai influenciar o ritmo das investigações da PF sobre a suposta trama golpista.

    Para 34%, a manifestação pode acelerar o caso, e 11% acreditam que vai tornar a apuração mais lenta.

    A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2 mil pessoas de 16 anos ou mais, entre os dias 25 e 27 de fevereiro, em entrevistas face a face.

    A margem de erro estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.