“Reeleição não tem contribuído para políticas públicas”, diz Tarcísio à CNN
Em contraponto a Lula, governador de São Paulo é a favor do fim da reeleição a partir de 2030
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse à CNN que é favorável ao fim da reeleição no país a partir de 2030.
O tema tem sido discutido pelo Senado Federal, mas encontra resistência junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Eu acho que a reeleição não tem contribuído para a construção de políticas públicas e para o cidadão”, disse o governador.
A posição é compartilhada pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que disse à CNN também ser simpático à proposta.
“Idealmente, com cinco anos de mandato, coincidência de eleições e também limitações a reeleições em mandatos legislativos”, afirmou.
No Senado Federal, além do presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o líder do governo na Casa Legislativa, Jaques Wagner (PT-BA), também se posicionou a favor do fim da reeleição.
Lula, no entanto, não é favorável à proposta. Segundo a âncora da CNN, Tainá Falcão, em encontro com senadores, o petista lembrou que foi contra a reeleição de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), mas que mudou de opinião.
O Senado Federal discute, além do fim da reeleição, que as eleições municipais e nacionais ocorram de maneira simultânea.