Ministros desistem de deixar governo para disputar eleições
Márcio Macedo, Anielle Franco e Luciana Santos informaram ao presidente que seguirão na Esplanada
A eleição municipal deste ano não deve mexer no primeiro escalão da Esplanada dos Ministérios.
Os ministros Márcio Macedo (Secretaria-Geral), Anielle Franco (Igualdade Racial) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) desistiram de disputar o comando de prefeituras.
O prazo para que ministros deixem o cargo para serem candidatos acaba neste sábado (6). Os três, no entanto, já avisaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que seguirão no governo.
Macedo, filiado ao PT, era cotado para disputar a prefeitura de Aracaju. E Luciana, do PCdoB, para a prefeitura de Olinda, em Pernambuco.
Anielle chegou a ser cotada para vice-prefeita de Eduardo Paes. A saída dela da disputa foi anunciada pelo próprio Lula, durante evento de filiação da ministra ao PT.
Nos segundo e terceiro escalões, no entanto, mudanças estão previstas, mas não neste momento.
A legislação eleitoral permite que secretários de pastas ministeriais deixem seus cargos para serem candidatos quatro meses antes do pleito.
Servidores públicos em geral, lotados em cargos federais, precisam se afastar de suas posições quatro meses antes da eleição municipal.
Um dos auxiliares do governo que pode deixar o posto, por exemplo, é o secretário especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano.
Ele é um dos cotados para compor a chapa à reeleição do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.