Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Gustavo Uribe
    Blog

    Gustavo Uribe

    Uribe tem duas paixões: política e café. Cobriu 4 presidentes e 4 eleições presidenciais. E acorda todo dia às 5h da manhã para trazer em primeira mão os bastidores do poder

    Lula avalia que fim da reeleição faria Brasil destoar de grandes democracias, dizem aliados

    Senado quer votar proposta que acaba com a reeleição até o fim deste mês

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem resistido à proibição da reeleição no Brasil e avaliado que a medida poderia fazer o país destoar de outros regimes democráticos.

    A avaliação tem sido compartilhada pelo petista, desde o início deste ano, com senadores e assessores.

    Para Lula, acabar com a possibilidade de um mandatário disputar um novo mandato seria um erro.

    O Senado Federal pretende colocar em votação neste mês uma proposta que acaba com a reeleição para cargos do poder executivo. O presidente da Casa Legislativa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defende a iniciativa.

    Pelo esboço da proposta, a nova regra valeria a partir de 2030 e estabeleceria um mandato de cinco anos para prefeitos, governadores e presidente.

    A resistência de Lula não é compartilhada por mandatários identificados com a direita, como os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).

    Outra opção avaliada é limitar os mandatos de senadores. Com o fim da reeleição, o mandato de oito anos passaria para dez, sem direito a um mandato consecutivo.

    O poder legislativo também discute a possibilidade de uma coincidência das eleições. Ou seja, não teríamos mais duas eleições: uma municipal e outra nacional. Seria apenas uma.