Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Gustavo Uribe
    Blog

    Gustavo Uribe

    Uribe tem duas paixões: política e café. Cobriu 4 presidentes e 4 eleições presidenciais. E acorda todo dia às 5h da manhã para trazer em primeira mão os bastidores do poder

    Em ano eleitoral, Lula quer evitar pautas de “costume” para focar na economia

    Avaliação do Planalto é de que, diante da melhora dos índices econômicos, candidaturas de direita devem focar em debate eleitoral em temas como drogas e aborto

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem defendido que candidaturas de esquerda foquem o debate eleitoral deste ano na discussão econômica.

    O petista alertou recentemente um grupo de aliados, segundo relatos feitos à CNN, para que temas referentes à chamada “pauta de costumes” sejam evitados.

    A avaliação no Palácio do Planalto é de que, diante da melhora dos índices econômicos, as candidaturas de direita devem focar o debate eleitoral em temas como drogas e aborto.

    E que, dar margem a esse tipo de discussão, com a defesa de bandeiras progressistas, alimenta o discurso dos conservadores e afasta o eleitorado evangélico, que ainda resiste ao governo petista.

    A bancada federal do PL, de Jair Bolsonaro, quer, inclusive, levar adiante neste ano medidas relativas à pauta de costumes no Congresso Nacional.

    O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), no entanto, já sinalizou que quer evitar polêmica e não deve pautar os temas no plenário da Casa Legislativa.

    Lula, inclusive, programa para março o início do cumprimento de agendas políticas em São Paulo e no Rio de Janeiro ao lado de Guilherme Boulos (PSOL) e Eduardo Paes (PSD), respectivamente.

    Em Belo Horizonte, o presidente quer aguardar a definição do quadro eleitoral. Ou seja, se o PT terá mesmo candidatura própria ou apoiará a reeleição do atual prefeito.