Nunes e Boulos apostam em aumento de rejeição e “Efeito Russomano” sobre Marçal
Deputado chegou a liderar três disputas pela prefeitura de SP, mas nunca avançou
As campanhas de Ricardo Nunes, do MDB, e de Guilherme Boulos, do PSOL, acreditam que o empresário Pablo Marçal deve repetir o chamado “Efeito Russomanno” na disputa deste ano.
Em três disputas – 2012, 2016 e 2020 – o então candidato do Republicanos chegou a liderar as pesquisas eleitorais para a sucessão da capital paulista.
Na véspera dos pleitos municipais, no entanto, Russomanno apresentou uma queda, não avançando nem para o segundo turno em nenhuma das disputas eleitorais.
A percepção tanto de Nunes como de Boulos é de que o fenômeno pode ser semelhante em relação ao candidato do PRTB, Pablo Marçal.
Segundo apurou a CNN, as duas campanhas apostam na rejeição a Marçal tem crescido, limitando um eventual crescimento.
Desde o último debate televisivo, na TV Gazeta, Marçal iniciou movimento para conseguir apoio do eleitorado de centro.
A ideia é moderar o discurso e ser mais propositivo, já que o empresário evitou até agora aprofundar suas ideias para a capital paulista.
Por isso, dizem aliados, é pouco provável a sua presença na manifestação do 7 de Setembro, marcada para a Avenida Paulista.
As últimas pesquisas eleitorais apontam empate técnico entre Nunes, Boulos e Marçal. Em um eventual segundo turno, o atual prefeito apresenta vantagem sobre os demais.
Por isso, a estratégia da campanha de Nunes tem sido a de defender o voto útil no primeiro turno. Ou seja, de que ele tem mais capacidade de vencer a esquerda na capital paulista.