“Não podemos reclamar”, diz Valdemar à CNN sobre resultado eleitoral
Dirigente partidário reitera que espera filiação à legenda do governador Tarcísio de Freitas
O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, disse à CNN que não pode reclamar do resultado das eleições municipais deste ano.
O partido de Jair Bolsonaro fez 516 prefeituras. Em 2020, quando a sigla estava à frente do Palácio do Planalto, o resultado foi menor – 351 prefeituras.
Além disso, o PL elegeu prefeitos de quatro capitais estaduais: Cuiabá, Aracaju, Maceió e Rio Branco.
“Não podemos reclamar. Nós tínhamos dois prefeitos de capitais estaduais e agora temos quatro”, disse.
Valdemar reconheceu que a sigla poderia ter ido melhor, elegendo os prefeitos, por exemplo, de Belo Horizonte e Fortaleza.
“Faltou sorte em Fortaleza, porque o deputado federal André Fernandes fez um trabalho maravilhoso. Nós fomos bem”, disse.
O dirigente partidário também afirmou que, passado o segundo turno, o PL espera que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, se filie ao partido.
Hoje, Tarcísio é filiado ao Republicanos e ele saiu das eleições municipais como um dos grandes vencedores ao reeleger Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo.
“Nós estamos esperando ele vir. Vamos fazer uma grande festa se ele vier. Espero que ele venha, porque eu nunca perguntei se ele viria e ele que um dia me comunicou que viria ao PL”, afirmou.
Tarcisio, no entanto, tem resistido a deixar o Republicanos neste ano. Recentemente, o governador reafirmou o apoio a Bolsonaro para a disputa eleitoral de 2026.
Inelegível, Bolsonaro ainda recorrerá ao Supremo Tribunal Federal (STF). E Valdemar pedirá nesta semana ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que inclua Bolsonaro na proposta da anistia.
A aprovação da medida, no entanto, é considerada improvável, pela grande resistência tanto na Câmara dos Deputados como no Senado Federal.
Perdeu o título de eleitor? Saiba o que é preciso mostrar para votar