Lula planeja estreia como cabo eleitoral em MG
Evento será o primeiro do presidente ao lado do deputado federal Rogério Correia (PT-MG) após seu lançamento como pré-candidato
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja viagem a Minas Gerais para a próxima quarta-feira (13).
O petista participará da inauguração de um complexo de produção de fertilizantes em Serra do Salitre, no Triângulo Mineiro.
O evento será o primeiro do presidente ao lado do deputado federal Rogério Correia (PT-MG) após seu lançamento como pré-candidato do PT à prefeitura de Belo Horizonte.
A pré-candidatura de Correia foi lançada na semana passada, mas o presidente não pode comparecer, já que estava em viagem à Guiana.
O lançamento teve as presenças dos ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.
A expectativa é de que Correia e o atual prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), façam uma campanha de não agressão, na tentativa de viabilizar uma aliança em um segundo turno.
Em Belo Horizonte, o candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado estadual Bruno Engler (PL), tem aparecido na lideranças nas pesquisas eleitorais.
Ele tem como cabo eleitoral, além de Bolsonaro, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), o mais votado nas últimas eleições de 2022.
Lula tem manifestado preocupação com o cenário de Belo Horizonte. Na avaliação dele, caso Engler vença, Belo Horizonte pode servir como um impulso para a direita no pleito nacional de 2026.