Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Gustavo Uribe
    Blog

    Gustavo Uribe

    Uribe tem duas paixões: política e café. Cobriu 4 presidentes e 4 eleições presidenciais. E acorda todo dia às 5h da manhã para trazer em primeira mão os bastidores do poder

    Lula adota cautela sobre adiamento em eleição no RS

    Presidente tem avaliado que ainda não é o momento para uma discussão sobre o pleito deste ano

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem adotado cautela sobre a possibilidade de um adiamento das eleições municipais deste ano no Rio Grande do Sul (RS), segundo assessores próximos ao petista.

    O debate começou a ser feito neste final de semana. E tem o apoio de dirigentes de partidos de direita.

    Em entrevista à CNN, o governador Eduardo Leite disse que há razões para se debater o tema no estado gaúcho.

    Em conversas reservadas, o presidente tem feito questão de ressaltar que agora é o momento de recuperar o estado. Ou seja, sinalizado que uma discussão sobre eleição deve ficar para um segundo momento.

    No Congresso Nacional, o mesmo receio é apontado por líderes partidários. A avaliação é de que um adiamento deve ser um debate que deve ser feito de maneira mais madura.

    Para que ocorra um adiamento das eleições municipais de outubro no Rio Grande do Sul, é necessária a aprovação pelo Congresso de uma emenda constitucional.

    A ideia é que o tema seja abordado nas reuniões dos colégio de líderes, marcadas para esta terça-feira (21).

    No Palácio do Planalto, assessores do governo ressaltam que é necessário haver um consenso entre esquerda e direita no estado gaúcho para a tramitação de um adiamento.