Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Débora Bergamasco
    Blog

    Débora Bergamasco

    Débora Bergamasco é jornalista, com passagem pelas redações de Estadão, Folha, O Globo, Época, IstoÉ e SBT

    Sugestão de Lula contribuiu para Aguinaldo ser vetado em relatoria sobre reforma tributária

    Ao não acatar, Lira quis mostrar quem manda agora no projeto de regulamentação

    O posicionamento público do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a favor da designação de Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) para a relatoria do projeto de regulamentação da reforma tributária, na Câmara, acabou tendo efeito contrário e contribuiu para afastar o deputado paraibano da função.

    Em evento nesta semana, Lula disse que “seria ideal” se Aguinaldo — relator da PEC promulgada no fim do ano passado — relatasse também a proposta de regulamentação da reforma tributária.

    Ali mesmo, segundo interlocutores do presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira (PP-AL), Lula enterrou as chances de o paraibano repetir a dose.

    Lula ainda tentou dizer que não era uma tentativa de interferência. “Quem indica é presidente da Câmara, longe de mim indicar, só gostaria que levassem em conta isso.”

    Em vez de escolher um relator, para levar protagonismo sozinho, Lira não atendeu a sugestão do governo e vai nomear um grupo para a relatoria do tema. Assim, ele agrada a um numero maior de deputados e mostra que quem manda na Câmara não é Lula.

    Semanas antes, Lira pediu a cabeça do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e recebeu de Lula a reposta pública de que “só por teimosia” Padilha ficará muito tempo no cargo.