Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Débora Bergamasco
    Blog

    Débora Bergamasco

    Débora Bergamasco é jornalista, com passagem pelas redações de Estadão, Folha, O Globo, Época, IstoÉ e SBT

    Lula lança discurso da COP 30 no G20

    Presidente pediu que países antecipem metas de emissão

    No último discurso como presidente temporário do G20, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou diretrizes que servirão como base das falas até a edição da COP 30, de acordo com fontes do governo brasileiro ouvidas pela CNN. O maior evento climático do mundo será realizada em Belém, no Pará, no ano que vem.

    Na fala desta terça-feira (19), Lula teve a preocupação em reforçar a COP 29, que está em curso no Azerbaijão. Não quer que a discussão sobre financiamento de ações para conter o aquecimento global, que é o principal tema do evento climático em Baku, fique adiada para a edição brasileira. O mote principal da COP no Brasil é que os países definam as metas de redução de poluentes, os chamados NDCs (Contribuição Nacionalmente Determinada).

    Lula disse: “não podemos adiar, para Belém, a tarefa de Baku”. E fez um alerta para o evento do ano que vem: “a COP 30 será nossa última chance de evitar uma ruptura irreversível no sistema climático”.

    Para servir de exemplo, o Brasil já lançou, neste ano, a intenção de reduzir as emissões de carbono, de 59% a 67%, até 2035, em relação aos índices de 2005.

    Há uma avaliação no governo de que, com a vitória de Donald Trump, cabe à comunidade internacional se comprometer de maneira ainda mais contundente à agenda climática, para confrontar o que a gestão de Lula avalia como posição negacionista do republicano.

    Tópicos