Argentina envia pastilhas purificadoras de água ao RS
Governo Milei também ofereceu avião, helicópteros e ônibus
A Argentina enviou pastilhas purificadoras de água para ajudar as vítimas do Rio Grande do Sul. A carga está a caminho neste momento, de acordo com o Itamaraty.
O presidente da Argentina, Javier Milei, mobilizou parte do governo argentino para ajudar o Brasil. Participam do apoio os ministérios da Defesa, da Segurança e a Comissão de Capacetes Brancos, órgão encarregado de planejar e executar ajuda humanitária.
Na segunda-feira (6), a diplomacia do país vizinho anunciou a oferta do envio de um avião para transporte de pessoas ou cargas, três helicópteros para traslado e evacuação, ônibus táticos e engenheiros com embarcações.
Também disponibilizou homens e cães da polícia federal, profissionais de saúde, equipamentos para purificação de água e caixas de pastilhas para descontaminar água.
Já enviados, no entanto, apenas as pastilhas purificadoras de água. De acordo com o Ministério das Relações do Exteriores, os demais itens dependem da necessidade e das possibilidades logísticas.
Javier Milei, da direita Argentina, já atacou publicamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e eles nunca se encontraram pessoalmente – e nem há planos para isso.
Apesar disso, as relações comerciais e diplomáticas entre os dois países seguem sem prejuízos desde que Milei assumiu a presidência em dezembro do ano passado.