Para time de Lula, nova pesquisa Quaest favorece ‘gatilho’ para projeto Tarcísio
Comparação entre aprovação do governo federal e aval à gestão paulista é vista como possível fator para projeto presidencial do governador
A nova pesquisa Quaest divulgada na manhã desta quinta-feira (11) traça um cenário que já vem chamando há algum tempo a atenção do PT.
Segundo um líder petista ouvido pelo blog, o partido e o governo precisam olhar com atenção para a combinação entre a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a do governador paulista Tarcísio de Freitas.
Para essa fonte, é aí que pode estar o principal gatilho para uma eventual candidatura presidencial de Tarcísio em 2026.
A tese é que, se a popularidade de Lula estiver em baixa e a aprovação do governo paulista for elevada, Tarcísio será candidato ao Palácio do Planalto. E entraria forte na disputa.
A nova pesquisa Quaest mostra que a gestão do governador de São Paulo é aprovada por 62% dos paulistas. No início de março, um levantamento do mesmo instituto mostrava Lula com aprovação de 51%, em queda em comparação ao início da gestão.
Nesta rodada, o instituto mediu a aprovação do governo em quatro Estados – São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Paraná. A gestão de Lula teve aprovação de 50% entre os paulistas e 52% entre mineiros. Em Goiás e Paraná, o dado ficou em 44% e 49%, respectivamente.