Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Clarissa Oliveira
    Blog

    Clarissa Oliveira

    Viveu seis anos em Brasília. Foi repórter, editora, colunista e diretora em grandes redações, como Folha, Estadão, iG, Band e Veja

    Governo avalia criar placar de votos para cobrar ministros aliados

    Após derrotas no Congresso, Lula incentivou líderes a cobrarem ministros a entregarem votos de suas respectivas bancadas nas votações estratégicas

    Em mais um desdobramento da crise que se instalou na articulação política, auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendem que o governo dê uma roupagem formal à cobrança feita a ministros aliados para que angariem votos em suas respectivas bancadas.

    A ideia ainda não saiu do papel, mas fala-se em criar uma espécie de placar, uma contagem voto a voto, para demonstrar quais integrantes da Esplanada estão de fato entregando apoio de suas respectivas bancadas em votações estratégicas.

    Ontem, na reunião que teve com líderes no Congresso e ministros da articulação política, Lula deu o recado de que espera que ministros sejam mais ativos na articulação política e ajudem a angariar votos.

    O recado é dirigido principalmente a auxiliares indicados por legendas como União Brasil, PP e Republicanos, que ocupam cadeiras na Esplanada apesar de não declararem adesão formal à base de apoio ao presidente Lula.

    A ideia encontra ressonância no comando do PT. Nas reuniões para discutir a articulação, líderes da legenda responsabilizam partidos aliados, inclusive aqueles que integram o Centrão, pela derrota em votações.