Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Caio Junqueira
    Blog

    Caio Junqueira

    Formado em Direito e Jornalismo, cobre política há 20 anos, 10 deles em Brasília cobrindo os 3 Poderes. Passou por Folha, Valor, Estadão e Crusoé

    X Brasil mantém escritório no Brasil duas semanas após anunciar fechamento

    Empresa mantém CNPJ aberto, mas funcionários foram demitidos

    O X Brasil ainda mantém sua empresa aberta no país pouco mais de duas semanas após anunciar sua saída do Brasil.

    Ela funciona na avenida Brigadeiro Faria Lima nº 4055, 5º Andar, Sala nº 05-119.

    O endereço foi apontado pelo escritório que advoga para a empresa aqui no Brasil em uma petição apresentada a Justiça Eleitoral de São Paulo no dia 25 de agosto.

    O blog esteve no endereço nesta quarta-feira (28).

    A informação dos funcionários do prédio foi de que o espaço é um co-working que já vinha sendo utilizado pelo X antes da decisão de Moraes e que depois passou a ser ocupado por um prestador de serviços da empresa que atua no local, mas não atende jornalistas.

    A CNN apurou com interlocutores da empresa no Brasil que de fato ela não foi fechada e mantém seu CNPJ aberto, muito embora os funcionários de fato tenham sido demitidos.

    A CNN procurou oficialmente o escritório Pinheiro Neto Advogados, um dos maiores do país e que assina a petição com o endereço da X Brasil. O teor da reportagem foi informado, mas por meio de sua assessoria ele disse que não se manifestaria.

    A estratégia utilizada pelo X nos processos no Brasil têm sido o de separar as atribuições da empresa no país, a X Brasil, da X Corp, sediada nos Estados Unidos.

    O argumento é o de que somente a X Corp pode bloquear os perfis que Moraes determina, e não a X Brasil, que funcionaria apenas como uma representante dos interesses da X Corp no Brasil.

    Moraes, porém, entende que a X Corp não pode atuar no país sem uma representação legal e por isso tem determinado à X Brasil que cumpra suas ordens de bloquear os perfis que considera antidemocráticos — todos eles alinhados ao bolsonarismo.

    No dia 19 de agosto, a CNN mostrou que o corpo jurídico da X Brasil avisou seus pares da X Corp nos Estados Unidos da possibilidade de Moraes banir a rede no Brasil.

    Tópicos