Planalto vê Trump com ceticismo e torce por Biden, dizem fontes
Leitura é de que uma vitória de Trump pode favorecer a reorganização da extrema-direita mundo afora
O Palácio do Planalto vê com muito ceticismo a possibilidade de Donald Trump vencer as eleições americanas neste ano e torce para que a situação eleitoral até a disputa se reverter a favor do presidente Joe Biden, segundo fontes ouvidas pela CNN.
A avaliação é de que uma vitória de Trump vai significar a derrota de democratas mundo afora e que ela será utilizada pela extrema-direita para se reorganizar nos países ocidentais, principalmente na Europa e na América Latina.
Há uma preocupação em específico com a forma como o bolsonarismo ganhará fôlego no Brasil com uma possível vitória de Trump. Não apenas com as chances de que este campo se fortaleça para 2026, mas em especial com o fato de que a versão de Bolsonaro sobre as investigações contra ele e sobre o governo Lula ter um espaço mundial para ser amplificado.
No campo da política externa em si, o governo vê a eventual vitória como uma força contrária a agenda do multilateralismo que bem sendo apoiada pelo Itamaraty.
Nesse sentido, a rearticulação da agenda do clima, uma das prioridades sa diplomacia brasileira, sofreria oposição, tendo em vista o apoio de Trump a combustíveis fósseis.
Uma fonte graduada do Planalto disse que as relações bilaterais do Brasil com os Estados Unidos se manteriam mas que não deve haver relações pessoais entre Lula e Trump.
Há o reconhecimento contudo do favoritismo de Trump e a leitura é que não há nada a fazer a não ser “torcer e rezar”.