Motta negocia com PSD e União desistência de adversários
Deputado federal do Republicanos é candidato à presidência da Câmara dos Deputados
O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) negocia nesta quinta-feira (31), diretamente com as cúpulas do PSD e do União Brasil, a retirada da candidatura dos líderes de suas bancadas à presidência da Câmara.
Ele deve se reunir com o presidente do PSD, Gilberto Kassab, em Brasília, para discutir as condições da retirada do líder Antonio Brito da disputa. O PSD ainda não apresentou à legenda seus pedidos, mas a bancada pressiona por uma solução, pois teme ficar sem postos relevantes na Mesa Diretora.
Isso porque, nessa quarta-feira (30), Motta conseguiu apoios formais das bancadas do PT, MDB e PL, tornando sua candidatura franca favorita e esvaziando os rivais.
Em outra frente, Hugo Motta também volta a conversar com o presidente do União Brasil, Antonio Rueda. Uma fonte diretamente envolvida na negociação disse à CNN que há chances maiores de o União anunciar o apoio a Motta hoje.
Como a CNN mostrou na noite de terça-feira (29), a legenda já negocia cargos para retirar a candidatura de Elmar Nascimento a presidente da Câmara. O União deseja ocupar a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ou a relatoria-geral do Orçamento de 2026.
O Republicanos avalia não ser possível oferecer as duas posições ao União e, por isso, a conversa com Kassab é relevante para saber qual a demanda do PSD para que Brito retire a candidatura.
Veja a taxa de sucesso dos partidos que elegeram prefeitos no 2º turno