Com três ministérios, União Brasil é o quarto partido que menos votou com o governo
Levantamento da Arko Advice considerou 114 votações ocorridas neste ano na Câmara
Com três ministérios no governo Lula, o União Brasil é o quarto partido que menos votou com o governo na Câmara.
Segundo um levantamento da consultoria Arko Advice, o partido votou com o governo em 49,87% das ocasiões, ficando atrás apenas dos oposicionistas Novo (29,37%), PL (31,98%) e PRD (40,28%).
Os demais partidos do Centrão, que têm ministérios no governo Lula, votaram com o governo mais vezes em comparação com o União Brasil. O Republicanos votou com o governo em 59,64% das vezes, o PSD 56,13%, o PP votou 53,59% e o MDB 51,65%.
O levantamento considera 114 votações ocorridas neste ano na Câmara.
O estudo aponta ainda que “as cinco legendas que mais votaram alinhadas com o Palácio do Planalto foram: PCdoB (89,83%); Rede (83,65%); PT (82,37%); PSB (79,09%); e PDT (75,94%)”.
Na comparação geral, porém, os dados apontam uma taxa de fidelidade maior no governo Lula 3 em comparação com o governo Lula 1 e Lula 2. O motivo apontado pela consultoria é que ele corre menos riscos.
“Neste terceiro mandato, o apoio ao governo Lula foi superior ao verificado nos seus dois mandatos anteriores. A explicação é que o governo tem evitado apresentar projetos com baixa probabilidade de avanço no Legislativo. Mesmo tendo críticas em relação à Reforma Administrativa, à autonomia do Banco Central e à Reforma da Previdência, temas aprovados em gestões anteriores, o governo tem ficado mais no discurso”, diz o estudo.