MDB acusa Boulos de utilizar pesquisa fraudulenta e aciona Justiça Eleitoral
Pré-candidato do PSOL fez publicação comparando seu desempenho em pesquisa apenas com candidatos de direita
O MDB, partido do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, acionou, na tarde desta terça-feira (5), a Justiça Eleitoral pedindo que o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) retire de suas redes sociais o recorte de uma pesquisa eleitoral apontada pelo partido como fraudulenta.
“Trate-se de representação para exclusão de postagens nas redes sociais do pré-candidato representado que exibem resultado de pesquisa eleitoral que não foi apurado pelo instituto que a realizou. O representado [Boulos] inventou um cenário que não foi pesquisado pelo instituto para manipular a opinião pública”, afirma a ação.
De acordo com o documento, Boulos utilizou suas redes sociais para mostrar que “lidera contra qualquer bolsonarista”. No quadro, aparecem Boulos com 34%, Nunes com 29%, o deputado federal Ricardo Salles com 12% e o senador Marcos pontes com 11%.
https://www.instagram.com/p/C4G6Drss8fL/?igsh=YmYybHNsdTQ4NzFi
O advogado Ricardo Vita Porto, que representa o MDB, diz que “o cenário de candidatos divulgado é absolutamente ficcional”.
“Tratou-se de uma falsidade gritante e facilmente verificável com a simples leitura do questionário da pesquisa e dos dados da divulgação dos seus resultados. É que a pesquisa realizada pela Real Time Big Data não contém cenário com Guilherme Boulos, Ricardo Nunes, Ricardo Salles e Marcos Pontes como contendores entre si! O resultado foi forjado pelo representado, fato que constitui divulgação de pesquisa eleitoral fraudulenta”, diz o texto.
Eles pedem que Boulos seja condenado a excluir as postagens e que o Facebook seja intimado para excluir a postagem.
Procurada, a pré-campanha de Boulos respondeu que “o prefeito Ricardo Nunes está tentando criar uma cortina de fumaça e desviar a atenção para o grande fato da semana: as denúncias bilionárias de superfaturamento, bem como de favorecimento à empresa do próprio compadre de Nunes”.