Campanha de Marçal vê efeito positivo em suspensão de redes sociais
Avaliação é de que decisão reforça viés "antissistema" de Marçal
A campanha do candidato do PRTB a prefeito de São Paulo, Pablo Marçal, avalia que a decisão que suspendeu suas redes sociais teve um efeito positivo.
“Ganhamos uma grande mídia espontânea”, disse à CNN o coordenador da campanha de Marçal, Wilson Pedroso.
Ele disse ainda que a suspensão acabou por ampliar o número de seguidores do candidato na nova conta que ele criou. A avaliação na campanha é a de que a decisão acabou por reforçar o viés “antissistema” que Marçal vem adotando.
A despeito dessa avaliação, a equipe jurídica do candidato recorreu da decisão.
O principal argumento utilizado no mandado de segurança apresentado foi o de que a decisão da primeira instância da Justiça Eleitoral de São Paulo representa censura.
“A suspensão de TODAS AS REDES SOCIAIS do impetrante e do seu site pessoal, em sede de liminar e sem a respectiva apuração dos fatos narrados, ou seja, sem a observância do contraditório, ampla defesa e a devida instrução probatória, salta os olhos e caracteriza verdadeira censura prévia, violando, sobremaneira, o direito à liberdade de expressão, esculpidos no artigo 5o, incisos IV e IX, da Constituição Federal”, diz o advogado de Marçal no recurso.
Ele também cita que o fato de Marçal não ter tempo de televisão para a campanha amplia o prejuízo que a decisão judicial causa à campanha.
“A suspensão de todas as redes sociais do impetrante após 10 (dez) dias de campanha, traz, sem sombra de dúvidas, inúmeros prejuízos ao impetrante. Isso porque, o meio digital (redes sociais) é praticamente o único meio de propaganda do impetrante, tendo em vista que a campanha não terá tempo de rádio e televisão (ao contrário de seus adversários no certame)”, afirma a defesa de Marçal. Na sequência, ele diz:
“Se o principal veículo de divulgação de ideias do impetrante é sua respectiva rede social, o que ocorrerá com a campanha quando a Justiça Eleitoral, sem qualquer reflexão mais profunda, decide por suspendê-las até a data das eleições? Como o pleito eleitoral será isonômico se todos os principais candidatos terão a oportunidade de realizar propaganda eleitoral na internet em seus canais oficiais, menos o impetrante?”
O relator é o juiz Claudio Langroiva Pereira, que foi nomeado recentemente para a corte pelo presidente Lula.