Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Boris Feldman
    Blog

    Boris Feldman

    Jornalista especializado em automóveis desde 1966, produtor e apresentador do programa Autopapo

    Qual é o maior obstáculo dos carros elétricos?

    Alcance das baterias continua sendo o "calcanhar de Aquiles" para a adoção em massa deste tipo de veículos

    O maior desafio enfrentado pelos carros elétricos atualmente é surpreendentemente o mesmo que levou ao declínio desses veículos no final do século 19: a autonomia limitada. Apesar dos avanços tecnológicos, a questão do alcance – ou seja, quantos quilômetros um veículo pode percorrer com uma única carga de bateria – continua sendo um obstáculo significativo para a adoção dessa tecnologia em massa.

    Nos dias atuais, os carros elétricos mais avançados conseguem percorrer entre 500 e 700 quilômetros com uma carga completa. No entanto, determinar o alcance real de um veículo elétrico é uma tarefa complexa, influenciada por diversos fatores.

    A eficiência da bateria é o fator mais crucial, mas não é o único. O uso do ar-condicionado, a topografia do percurso e, principalmente, as condições climáticas podem afetar significativamente o desempenho do veículo. Temperaturas extremas, tanto baixas quanto altas, podem reduzir drasticamente a eficiência da bateria.

    Por exemplo, em temperaturas abaixo de zero, a autonomia pode cair pela metade. Da mesma forma, quando as temperaturas ultrapassam os 40°C, a capacidade da bateria também é consideravelmente reduzida.

    Outro ponto de confusão para os consumidores são as diferentes metodologias utilizadas para medir a autonomia dos veículos elétricos. O padrão europeu WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure) tende a apresentar números mais otimistas, enquanto o padrão nacional do Inmetro geralmente resulta em estimativas mais conservadoras.

    Por exemplo, um carro que, segundo o fabricante, tem uma autonomia de 500 quilômetros pelo padrão WLTP, pode ter seu alcance reduzido para cerca de 350 quilômetros quando medido pelo padrão do Inmetro. Essa discrepância adiciona uma camada extra de complexidade para os consumidores que tentam avaliar o desempenho real dos veículos elétricos.

    Apesar desses desafios, a indústria automobilística continua investindo pesadamente no desenvolvimento de baterias mais eficientes e em tecnologias que possam aumentar a autonomia dos veículos elétricos. À medida que essas inovações avançam, espera-se que o problema da autonomia limitada seja gradualmente superado, permitindo que os carros elétricos se tornem uma opção cada vez mais viável para um número maior de consumidores.

    Preço de baterias de carros elétricos cai 90% em 15 anos

     

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

    Tópicos