Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Basília Rodrigues
    Blog

    Basília Rodrigues

    Apura e explica. Adora Jornalismo e Direito. Vencedora do Troféu Mulher Imprensa e prêmios Especialistas, Na Telinha e profissionais negros mais admirados

    Ministério da Justiça vai reforçar pedido de extradição de Allan dos Santos

    Pedido de extradição tramita desde o ano passado e todo andamento é sigiloso

    O Ministério da Justiça vai encaminhar novas informações ao governo dos Estados Unidos para tentar obter a extradição do blogueiro Allan dos Santos após receber a resposta de que nem todos os crimes pelos quais o brasileiro responde sustentam uma extradição.

    Allan dos Santos está foragido da Justiça brasileira desde 2021, quando teve a prisão preventiva determinada no inquérito das fake news, de relatoria do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Atualmente, ele mora nos Estados Unidos.

    O pedido de extradição tramita desde o ano passado e todo andamento é sigiloso. Com base em fontes do governo brasileiro, no entanto, a CNN apurou que detalhes dos processos judiciais contra Allan dos Santos foram pedidos ao STF para reforçar a legalidade da extradição. O conteúdo será encaminhado ao governo americano.

    Isso porque, ainda em 2023, os Estados Unidos responderam ao Brasil que não vão analisar o processo de extradição do blogueiro com base nos crimes de honra: calúnia, injúria e difamação.

    O governo americano informou que esses crimes não estão contemplados no tratado de extradição entre os dois países porque podem ser interpretados como liberdade de expressão.

    Apesar da negativa, fontes do governo avaliam que não deve demorar muito tempo para Santos voltar ao Brasil porque os Estados Unidos consideraram outros dois crimes, com previsão de penas mais duras: lavagem de dinheiro e organização criminosa.

    Dentro do ministério, o caso é acompanhado pela secretaria nacional de Justiça, que em 2023 era comandada pelo advogado Augusto Botelho, da equipe do ex-ministro Flávio Dino.

    A atual gestão do ministro Ricardo Lewandowski já teria sido comunicada de que os Estados Unidos querem dar andamento à retirada de Santos do solo americano, desde que dentro dos limites do tratado de extradição que mantêm com o Brasil.