Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Basília Rodrigues
    Blog

    Basília Rodrigues

    Apura e explica. Adora Jornalismo e Direito. Vencedora do Troféu Mulher Imprensa e prêmios Especialistas, Na Telinha e profissionais negros mais admirados

    Governo lança programa para ampliar contratação e promoção de negros

    Estudo aponta aumento na contratação de trabalhadores negros, mas ainda são poucos os que alcançam cargo de chefia

    Um estudo inédito do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio — divulgo em primeira mão para a CNN — mostra que, apesar de existirem mais negros contratados em empresas que exportam e importam, é muito difícil encontrá-los em cargos de liderança.

    Apenas 8,9% das empresas que compram e vendem fora do Brasil são dirigidas por mulheres e homens negros. Em cargos de gerência esse número aumento um pouco, mas não passa dos 21%.

    Com base nesses dados, a Secretaria de Comércio Exterior do MDIC lança, nesta quinta-feira (7), o “Raízes Comex”. O programa traz uma série de medidas para ampliar a participação de negros no comércio exterior. Envolve cursos de capacitação, consultorias, pacotes de incentivos e apoio à promoção comercial, com participação em feiras, eventos e rodadas de negócio em outros países.

    O tema é sensível no governo, que tem sido cobrado a colocar em prática o discurso progressista que defende. O anúncio ocorre no mês da Consciência Negra e será feito em parceria com o Ministério de Igualdade Racial.

    O vice-presidente Geraldo Alckmin tem se envolvido diretamente com o assunto. “O governo do presidente Lula reafirma seu compromisso de reduzir a desigualdade racial no país”, afirma em comunicado à imprensa.

    Além de Alckmin, o evento contará com a presença da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, e da ministra Anielle Franco.

    Ainda neste mês, os ministérios prometem lançar, em parceria com a Apex, o 1º Prêmio de Inclusão e Diversidade Racial no Comércio Exterior”, que vai selecionar 27 empresas nas categorias Ouro e Prata. Vencem somente empresas que tiverem negros no comando.

    A premiação contempla viagem para feira internacional, com exposição da própria marca e facilidade para uso do e-commerce, como estratégia para aumentar a competitividade.

    Além do prêmio, o programa prevê curso online de auxiliar em comércio exterior e curso presencial de assistente de serviços em comércio exterior. As atividades educativas são em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Procomex, empresa de comércio exterior.

    A intenção é estimular empresas atuantes no comércio exterior a apresentarem iniciativas de engajamento e compromisso com a equidade racial.

    Entenda o projeto de lei para banir celulares em escolas

    Tópicos