Embaixador do Brasil em Israel conversa com ministro sobre crise, mas não tem data para voltar a Tel Aviv
Diplomata voltou para o país, no fim de fevereiro, a pedido do governo brasileiro, após Israel declarar o presidente Lula pessoa non grata
O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, recebeu, nesta terça-feira (5), o embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer (foto acima), no Palácio do Itamaraty.
Meyer explicou para o chanceler como foram as conversas que teve com representantes do governo israelense e a situação em que o Brasil ficou após a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre as mortes em Gaza e o passado dos judeus como vítimas do regime nazista.
A princípio, o encontro não estava na agenda oficial do Itamaraty. A conclusão é de que o processo de consultas do governo brasileiro ao embaixador irá continuar e, por isso, o retorno dele para Israel segue indeterminado. Ministro e embaixador terão novas reuniões.
O diplomata voltou para o país, no fim de fevereiro, a pedido do governo brasileiro, após Israel declarar o presidente Lula pessoa non grata.
Antes de deixar Israel, o embaixador chegou a ser levado pelo governo Netanyahu para um “tour didático” no Museu do Holocausto, expondo o diplomata a constrangimento.
Entre integrantes do Itamaraty, a comparação feita por Lula também foi alvo de críticas, não apenas de opositores ao governo brasileiro. Mas a reação de Israel também foi considerada acima do tom.