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    Volkswagen Passat sedã continua vivo, mas é exclusivo para a China

    Modelo chegou em sua nona geração na Europa, mas sem a carroceria sedã, que agora será produzida e vendida exclusivamente no mercado chinês

    João Vitor Ferreiracolaboração para a CNN

    O Volkswagen Passat chegou ao Brasil em 1974 agitando o mercado. O modelo era o mais tecnológico da sua época, sendo o primeiro da marca com motor de refrigeração líquida. A produção nacional durou até 1988, mas o sedã retornou importado da Alemanha em 1994 e permaneceu assim até 2020, quando deu o adeus definitivo ao nosso país.

    Na Europa, o modelo permanece vivo, mas não na carroceria que o fez famoso por aqui. A nona geração, que estreou neste ano no mercado europeu, é a primeira disponível apenas como perua, chamada de Variant.

    Apesar disso, o Passat sedã surge como exclusividade do outro lado do mundo. O Ministério da Indústria, Informação e Tecnologia da China (MIIT) divulgou as primeiras imagens e especificações do Passat sedã, que será vendido exclusivamente no país.

    A exclusividade para o mercado chinês faz sentido. Por lá, os sedãs ainda fazem sucesso entre os consumidores, figurando entre os carros mais vendidos do país.

    Na Europa, o Passat saiu de linha como líder entre os sedãs, mas, assim como em outros mercados, o público tem dado mais preferência aos SUVs.

    Embora seja um projeto voltado para China, inclusive sendo produzido pela joint venture entre Volkswagen e a chinesa SAIC, o Passat Pro, nome dado para o modelo no país asiático, se assemelha muito à Variant europeia.

    Volkswagen Passat
    Design usa várias elementos do Passat Variant europeu, mas com algumas exclusividades / Divulgação/MIIT

    Isso fica muito claro nas lanternas de LED traseiras, que também são finas e interligadas por uma peça preta. A diferença é que no sedã há o nome do carro bem no centro do peça, enquanto na perua o conjunto é dividido pelo símbolo da montadora.

    A faixa reflexiva na parte inferior é igual em ambos, mas, no Passat Pro, o para-choque tem um visual mais limpo e sem a abertura quadriculada da Variant.

    Na frente, os faróis de LED tem o mesmo formato, assim como a fina grade abaixo deles. A abertura maior fica no para-choque, que, na China, é decorado com barras horizontais prateadas, muito parecido com o da variante esportiva R-Line do Passat europeu.

    Pelas imagens divulgadas, é possível ver um teto solar panorâmico e opções de retrovisores brancos ou pretos. Há ainda a possibilidade de escolher entre rodas de 17, 18 ou 19 polegadas com desenhos diferentes.

    Volkswagen Passat
    Volkswagen Passat / Divulgação/MIIT

    Infelizmente, o interior ainda não foi mostrado. Mas é possível que ele seja inspirado no Magotan, outro sedã da Volkswagen para o mercado chinês, porém, produzido em parceria com a FAW.

    O ‘irmão’ do Passat traz em suas configurações mais caras um conjunto com três telas digitais, sendo a maior a central com 12,9″.

    Outra coisa que ambos os sedãs têm em comum é a plataforma MQB evo, a mesma do Variant, mas a motorização será distinta. Enquanto a perua europeia tem versões híbridas, a gasolina e diesel, o Passat Pro terá apenas duas opções de motor a gasolina.

    O primeiro trata-se de um 1.5 turbo de 160 cv, enquanto o topo de linha será o 2.0 turbo de 220 cv, que também equipa o Magotan.

    A previsão é que o Passat Pro chegue às lojas chinesas só no segundo semestre. Ele será produzido na fábrica da VW em Xangai, no leste da China, e não será exportado para outros mercados.

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