Volkswagen cria novo logo para evitar acidentes com animais
Nova tecnologia está sendo testada na Austrália e consiste em uma caixa de som atrás do logo dianteiro que emite alertas para afugentar cangurus
Calma, o logo da Volkswagen continua exatamente igual ao que você conhece. O que deve mudar é a tecnologia por trás – literalmente – da insígnia que a montadora coloca em seus veículos.
No geral, o logo na frente do veículo é um mero adereço estético, que serve, sobretudo, para identificar a fabricante. Mas a Volkswagen está testando uma nova tecnologia que tem como objetivo evitar colisões com animais, mais especificamente os cangurus.
Na Austrália, cerca de 90% dos acidentes envolvendo animais selvagens ocorrem com cangurus, visto que a população do marsupial é cerca de duas vezes maior que a de humanos por lá.
Para evitar que os motoristas enfrentem esse risco tão recorrente, a Volkswagen criou um dispositivo muito simples implementado no logo dianteiro.
O RooBadge consiste, basicamente, em uma caixa de som que emite sons da natureza que afugentam os cangurus, como o grito de dingos – um predador natural do canguru – canto de pássaros e até barulhos que os próprios cangurus emitem para alertar seus semelhantes do perigo.
A nova tecnologia não altera em praticamente nada o logo frontal, apenas adiciona alguns furos na peça e todo conjunto sonoro fica ligado atrás da insígnia.
O maior problema é que espécies de cangurus reagem a sons diferentes. Para isso, o RooBadge é ligado a um sistema de GPS que identifica por onde o motorista está andando e quais cangurus são mais recorrentes naquela região, para assim poder emitir o som correto.
O RooBadge está sendo testado na nova geração da picape Volkswagen Amarok, que é baseada na Ford Ranger e não veio ao Brasil. Futuramente, os proprietários poderão comprar o dispositivo como um acessório e simplesmente trocar o seu logo dianteiro de maneira prática e simples.
O sucesso RooBadge parece ser tão grande que a Volkswagen já estuda algumas possibilidades para eles. A montadora já está conversando com as filiais dos EUA e Europa para criar uma versão que sirva para espantar outros animais, como cervos, veados e alces. A VW também está tentando criar uma versão do dispositivo que possa ser instalado atrás da placa de identificação e, dessa forma, ser compatível com qualquer carro do mundo.