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    Veja ranking de carros elétricos mais econômicos de 2024

    Inmetro atualiza Programa Brasileiro de Etiquetagem de Veículos; BYD Dolphin lidera

    Chinês BYD Dolphin Plus é carro elétrico mais econômico vendido no Brasil
    Chinês BYD Dolphin Plus é carro elétrico mais econômico vendido no Brasil Divulgação/BYD

    Eugênio Augusto Britocolaboração para a CNN

    O Programa Brasileiro de Etiquetagem de Veículos (PBEV) divulgou neste mês de fevereiro de 2024 a 16ª edição dos testes de economia e consumo energético.

    A CNN já divulgou a lista de carros a combustão mais econômicos, e agora é a vez dos carros elétricos mais eficientes do Brasil.

    Assim como na lista de carros mais econômicos a combustão, o subcompacto Renault Kwid está bem posicionado, mas não é líder. Desta vez, o veículo mais eficiente de todos é o BYD Dolphin, carro elétrico que foi a “sensação” do mercado automotivo nacional em 2023.

    Como é a metodologia do PBEV

    Esse ranking de economia é feito sob coordenação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), com metodologia do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, que está em sua sétima fase (Proconve L7).

    O Inmero estabelece ainda uma etiquetagem que vai de A (mais econômico) até E (mais “beberrão”). De todos avaliados, 115 ostentam o Selo Conpet de Eficiência Energética, indicando os mais econômicos.

    No total, a listagem do PBEV contempla 815 nomes (entre modelos e versões) de 36 marcas, incluindo carros de todas as motorizações e matrizes à venda no Brasil.

    Especificamente sobre eletrificados, o programa engloba 96 modelos elétricos, 66 modelos híbridos tipo plug-in e 124 modelos híbridos.

    Uma régua para medir todos os veículos

    Com essas considerações, o PBEV aponta como parâmetro essencial a Eficiência Energética, medida em Mega Joules por quilômetro (MJ/Km), que indica o quanto efetivamente o veículo gasta de energia ao rodar, seja ele elétrico, híbrido (com motor a combustão e bateria de apoio, com ou sem tecnologia plug-in) ou a totalmente a combustão (gasolina, etanol ou diesel).

    Mas, para modelos elétricos puros e híbridos plug-in, ainda é levada em consideração a autonomia total obtida pelo veículo usando apenas eletricidade, um fator importante a ser considerado por condutores, uma vez que a rede de recarga instalada no Brasil ainda é excassa.

    Essa é uma mudança alinhada ao desenvolvimento do mercado de carros elétricos e regulamentada pela portaria 169/2023.

    Por fim, os testes do PBEV ainda incluem um cálculo que pode até ser considerado polêmico, mas serve como mais um tipo de parâmetro. Esse ponderação traz estimativa de qual seria o consumo de determinado veículo elétrico e híbrido plug-in se ele fosse um veículo a combustão. Essa indicação surge como “Km/l e cidade” e “Km/l e estrada” (estimativa de quilômetros percorridos por cada litro de combustível na cidade e na estrada).

    Vale lembrar que veículos elétricos têm gasto de energia e estimativa de consumo maiores na rodagem rodoviária (estrada) do que na urbana (cidade), o que pode ser considerado um comportamento oposto ao dos modelos a combustão.

    Isso porque o cenário rodoviário tem velocidades maiores e regime de frenagem menos constante, prejudicando a regeneração de energia que favorece os elétricos no anda-e-para da cidade.

    Como fica o ranking de elétricos

    Para clareza de informação, nesta reportagem trazemos apenas o ranqueamento dos carros 100% elétricos a bateria (BEV) mais eficientes, não considerando híbridos ou híbridos plug-in.

    Assim, a CNN reuniu os dez carros elétricos mais econômicos, segundo o Inmetro, em 2024. O ranking abaixo é ordenado pela eficiência energética (MJ/km), do mais eficiente ao menos eficiente, com “desempate” definido pela autonomia máxima.

    Nesse aspecto, o BYD Dolphin (ambas versões) é o elétrico mais econômico do Brasil em 2024. O compacto da marca chinesa tem índice de 0,42 MJ/km de eficiência energética.

    O modelo da marca francesa Renault, mas que tem projeto chinês, Kwid E-Tech (em qualquer versão de passageiros, bem como na comercial Cargo), faz 0,44 MJ/km, ficando em terceiro por conta da autonomia máxima de 185 km a cada recarga completa.

    A segunda posição é do sul-coreano Hyundai Kona EV, também com 0,44 MK/km, mas autonomia máxima de 252 km por recarga.

    Claro, é possível argumentar que essa autonomia maior ou menor depende de potência e torque do conjunto motriz elétrico, bem como da capacidade da bateria, dados que podem depender também do tamanho e proposta do veículo. Além disso, esses fatores podem podem influenciar no preço final do produto.

    De toda forma, a metodologia do PBEV permite ao consumidor ter uma ferramenta mais racional — válida para todos os modelos, de qualquer categoria, com rigor científico — para definir uma compra, o que pode ser considerado algo positivo.

    Veja a lista dos 10 carros elétricos mais econômicos do Brasil em 2024:

    1. BYD Dolphin

    • Eficiência Energética (MJ/km): 0,42
    • Autonomia (km): 291
    • Equivalente a km/l na cidade: 51,9
    • Equivalente a km/l na estrada: 43,5

    2. Hyundai Kona EV

    • Eficiência Energética (MJ/km): 0,44
    • Autonomia (km): 252
    • Equivalente a km/l na cidade: 52,5
    • Equivalente a km/l na estrada: 40,6

    3. Renault Kwid E-Tech / E-Tech Cargo

    • Eficiência Energética (MJ/km): 0,44
    • Autonomia (km): 185
    • Equivalente a km/l na cidade: 52,7
    • Equivalente a km/l na estrada: 39,6

    4. Fiat 500E

    • Eficiência Energética (MJ/km): 0,46
    • Autonomia (km): 227
    • Equivalente a km/l na cidade: 47,3
    • Equivalente a km/l na estrada: 40,4

    5. Caoa Chery Icar EQ1

    • Eficiência Energética (MJ/km): 0,46
    • Autonomia (km): 198
    • Equivalente a km/l na cidade: 50,8
    • Equivalente a km/l na estrada: 38,6

    6. JAC e-JS4

    • Eficiência Energética (MJ/km): 0,47
    • Autonomia (km): 307
    • Equivalente a km/l na cidade: 47,5
    • Equivalente a km/l na estrada: 39,1

    7. Chevrolet Bolt

    • Eficiência Energética (MJ/km): 0,48
    • Autonomia (km): 390
    • Equivalente a km/l na cidade: 45,8
    • Equivalente a km/l na estrada: 39

    8. Chevrolet Bolt EUV

    • Eficiência Energética (MJ/km): 0,48
    • Autonomia (km): 377
    • Equivalente a km/l na cidade: 47,2
    • Equivalente a km/l na estrada: 38,2

    9. Volvo C40 Recharge Single Motor

    • Eficiência Energética (MJ/km): 0,49
    • Autonomia (km): 385
    • Equivalente a km/l na cidade: 44,2
    • Equivalente a km/l na estrada: 38,4

    10. JAC e-J7

    • Eficiência Energética (MJ/km): 0,50
    • Autonomia (km): 263
    • Equivalente a km/l na cidade: 44
    • Equivalente a km/l na estrada: 37,1

    Clique aqui e veja a tabela completa do PBEV